Jornal dia
Seu jornal de notícias

Saiba como obter a sua carteira de idoso e aproveite o benefício! Não perca

0

A ampliação da gratuidade no transporte público para pessoas de 60 a 64 anos no Brasil está sendo discutida como uma medida para fortalecer os direitos dos idosos, promovendo sua mobilidade e autonomia.

Essa proposta reflete um avanço significativo em termos de políticas públicas de inclusão social, seguindo o exemplo do Estatuto do Idoso, que estabeleceu o transporte gratuito para pessoas com 65 anos ou mais em 2003.

O que é cartão do Idoso?

O cartão do idoso é um documento que oferece benefícios como descontos em transporte público, acesso a vagas de estacionamento reservadas, descontos em eventos culturais e lazer, e facilita o acesso a programas sociais para pessoas idosas.

Ele é emitido para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, mediante apresentação de documentos que comprovem a idade e residência.

Saiba como obter a sua carteira de idoso e aproveite o benefício! Não perca (Divulgação)
Saiba como obter a sua carteira de idoso e aproveite o benefício! Não perca (Divulgação)

Leia mais: Mantenha seu CadÚnico Atualizado Agora e Garanta Seus Benefícios Sociais! VEJA!

Como funciona o cartão do Idoso?

Através deste cartão, os idosos têm direito a isenção total ou descontos de pelo menos 50% no valor das passagens de ônibus interestaduais. O benefício é válido em todo o Brasil e todas as empresas de transporte são obrigadas a aceitá-lo.

Isso ajuda a proporcionar uma melhor qualidade de vida e mais autonomia aos idosos, que podem se locomover de forma mais econômica e acessível.

Quem tem direito ao cartão do idoso?

As pessoas que têm direito ao cartão do idoso são aquelas com idade igual ou superior a 60 anos e que comprovem essa idade por meio de documentos como RG, CNH ou outros documentos oficiais. Além disso, em alguns casos, é necessário comprovar a residência na área de abrangência do benefício por contas de serviços públicos, por exemplo. As regras podem variar conforme a legislação de cada localidade.

Leia mais: Programa Pé de Meia Impulsiona o Financeiro para Jovens Estudantes! Veja como participar

Como solicitar o Cartão do Idoso?

A solicitação do cartão do idoso para ônibus é um processo bastante simples e pode ser realizada de duas maneiras: pessoalmente, por um atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da sua cidade, ou online, através do site Carteira do Idoso. Veja abaixo como proceder em cada caso:

Solicitação presencial no CRAS

  1. Vá até o CRAS mais próximo da sua residência.
  2. Um dos atendentes estará disponível para ajudá-lo no processo de solicitação do cartão.
  3. Leve consigo os documentos necessários para agilizar o procedimento.

Solicitação online pelo site Carteira do Idoso

  1. Acesse o site Carteira do Idoso.
  2. Faça o login na sua conta do Gov.br, utilizando seu CPF e senha.
  3. Confirme seus dados e clique em “Autorizar”.
  4. Após a confirmação, selecione a opção “Emitir Carteira de pessoa idosa”.
  5. Clique em “Emitir”. Ao fim do processo, você poderá imprimir ou baixar o cartão em seu computador, ou telefone celular.

Portanto, o cartão do idoso para ônibus é um benefício fundamental para garantir a mobilidade e a inclusão social de pessoas idosas que têm renda de até dois salários mínimos. Se você se enquadra nas condições para obter esse benefício, não deixe de solicitar o seu cartão e começar a usufruir das vantagens trazidas por ele!