Jornal dia
Seu jornal de notícias

Saiba como ter uma aposentadoria tranquila com a previdência privada!

0

Com a chegada de um novo ano, é comum que muitos brasileiros revisitem seu planejamento financeiro. A aposentadoria torna-se um assunto ainda mais relevante, à medida que a população percebe que o salário mínimo pago como benefício pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode não ser suficiente para garantir uma velhice confortável. Uma alternativa para incrementar a renda na aposentadoria é a previdência privada.

Como funciona a previdência privada?

Saiba como ter uma aposentadoria tranquila com a previdência privada!
Saiba como ter uma aposentadoria tranquila com a previdência privada!

De acordo com pesquisa recente da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), só 12% dos brasileiros consideram a previdência privada como fonte de renda na aposentadoria. Especialistas apontam a falta de conhecimento e a dificuldade em poupar a longo prazo como os principais obstáculos para a adesão a planos privados de aposentadoria.

“A falta de cultura e educação previdenciária é um grande problema em nosso país. A maioria dos brasileiros não tem o costume de poupar e tem dificuldade em restringir o consumo imediato em favor de um benefício futuro”, explica o economista José Roberto Ferreira, ex-diretor da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

Leia mais: Atualização do Cadastro no Bolsa Família 2024: Agora é Digital! Confira

O investimento em previdência privada é uma boa opção?

Para Francisco Rodrigues, diretor administrativo na Icasb Saúde Financeira, a previdência privada pode ser uma ótima estratégia de investimento para quem busca uma renda extra na terceira idade. “Vale a pena considerar, mas é essencial avaliar o perfil financeiro do investidor e seus objetivos de longo prazo”, ele avalia.

O mercado financeiro oferece diversas opções para quem deseja potencializar seus ganhos. Se os planos são para a realização de uma viagem em 2024 ou para um casamento, por exemplo, pode ser mais indicado buscar investimentos com maior liquidez. Já para o planejamento da aposentadoria, planos de previdência privada podem oferecer vantagens significativas.

“A previdência privada tem estrutura para investimentos de longo prazo, com estímulos fiscais e acesso a mercados normalmente inacessíveis para pessoas físicas. Por isso, os resultados desses planos costumam ser mais vantajosos do que as opções convencionais de investimento”, afirma José Roberto Ferreira.

Leia mais: BPC Poderão receber moradia gratuita através do minha casa, minha vida? Confira

Mudanças após a reforma da Previdência

Após a reforma da Previdência, muitos trabalhadores estão se preocupando mais com o futuro financeiro. Cícero Dias, diretor-presidente da Fundação de Pre