Saiba Evitar o cancelamento do Pente-Fino do INSS! VEJA COMO!
As estratégias implementadas visam fortalecer a fiscalização do regime previdenciário brasileiro, diminuindo o risco de fraudes e garantindo que o orçamento destinado à Previdência Social seja utilizado de maneira mais efetiva.
O que é o pente-fino do INSS?
O pente-fino do INSS é uma revisão de benefícios concedidos pelo instituto, visando verificar se há irregularidades ou fraudes. Essa revisão é realizada periodicamente e pode abranger todos os tipos de benefícios, como aposentadoria, pensão, auxílio-doença e auxílio-acidente.
Como funciona:
- O INSS utiliza diversos critérios para selecionar os benefícios que serão revisados, como:
- Inconsistências nos dados cadastrais do beneficiário;
- Suspeita de fraude;
- Incompatibilidade entre a renda declarada e o padrão de vida do beneficiário;
- Ausência de documentação comprobatória.
- O INSS notifica o beneficiário sobre a revisão e solicita que ele apresente documentação comprobatória dos requisitos para o recebimento do benefício.
- Se o beneficiário não apresentar a documentação ou se a documentação for considerada insuficiente, o INSS pode suspender o benefício.
O que pode acontecer caso eu caia no pente-fino:
- Se a revisão do INSS identificar alguma irregularidade, o benefício pode ser:
- Suspenso;
- Cancelado;
- Reduzido;
- Declarado indevido.
- O beneficiário que tiver o benefício suspenso ou cancelado terá o direito de apresentar recurso ao INSS.

Leia mais: Confira o calendário para sacar seu FGTS em 2024! Datas atualizadas
Como evitar problemas com o pente-fino do INSS?
Algumas recomendações para evitar problemas com o pente-fino do INSS já começaram a circular. Entre elas, destaca-se a importância de manter todos os documentos atualizados e guardados, não se descuidar de possíveis convocações para reavaliação médica, manter atualizados os dados cadastrais no INSS, entre outros.
Qual o diferencial do pente-fino do INSS?
Além da análise dos benefícios já concedidos, o Attestmed, sistema que concede auxílio-doença por meio de análise documental, será uma importante aliado para a eficiência do pente-fino. O sistema contará com a ajuda da inteligência artificial para identificar possíveis fraudes.
A tecnologia será capaz de cruzar dados com outros órgãos federais e identificar atestados médicos emitidos em sequência ou até mesmo falsificações de assinaturas médicas, por exemplo. Isso irá agilizar o processo de análise dos benefícios, reduzindo os custos do INSS com pagamentos indevidos ou fraudes.
Leia mais: Atenção! Você pode receber até R$ 1000 com o bolsa família! Confira
Qual a expectativa do Governo sobre o pente-fino do INSS?
A expectativa do governo federal é que a aplicação deste pente-fino resulte em uma economia de cerca de R$ 21 bilhões em 2024.
O Instituto deverá focar na concessão indevida de benefícios e na liberação de recursos para segurados já falecidos. Para facilitar o processo, o INSS solicitará um aumento no número de servidores, que irão auxiliar na cobrança de benefícios indevidos e na análise dos que já foram liberados.
A medida que já está em vigor, trará benefícios não só econômicos para o Instituto, mas também deverá diminuir o tempo de espera por um benefício, trazendo melhorias para os beneficiários.
Leia mais sobre a concessão de benefícios do INSS clicando aqui.
Lembre-se, manter-se informado é a melhor defesa contra qualquer tipo de fraude. Se você é um beneficiário do INSS, fique atento às informações oficiais e evite surpresas desagradáveis.