Saiba se o valor mensal da sua aposentadoria do INSS está sendo pago corretamente!
Quando se fala em aposentadoria, o desejo de muitos brasileiros é que essa seja uma fase tranquila e com a devida valorização de uma vida inteira de trabalho árduo. Contudo, inúmeras vezes os valores dos proventos podem parecer aquém do esperado, gerando incerteza e insatisfação. Para esclarecer essa e outras questões, continue conosco neste artigo.
Possivelmente uma das maiores dúvidas para quem se aposenta pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) reside na possibilidade de o valor da aposentadoria não estar correto. Com frequência, períodos de contribuição podem ter sido omitidos ou mesmo mal calculados, prejudicando o valor final do benefício.
Você sabe como descobrir se sua aposentadoria do INSS está baixa?

O primeiro passo para isso é solicitar uma reavaliação dos valores pagos. Isso pode ser feito através do aplicativo Meu INSS (Android: https://bityli.com/RXNFG ou iOS: https://bityli.com/xnBqul), onde é possível acessar a carta de concessão. Este documento é fundamental para entender os detalhes do seu benefício, como a data de concessão e o processo que foi utilizado para seu cálculo.
Leia Mais: Novo Salário Mínimo ACABA De Ser Apresentado Com Valor SURPREENDENTE
Surgiu uma dúvida? Como proceder?
Caso ainda tenha dúvidas, vale a pena recorrer ao Processo Administrativo referente ao seu pagamento. Tenha em mãos documentos-chave, como o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
Leia Mais: 13º salário já está DISPONÍVEL para saque? Saiba o calendário OFICIAL de pagamento
E se eu confirmar que meu benefício do INSS está aquém do esperado?
Não se desespere caso perceba uma falha nas informações ou um problema no cálculo que está diminuindo sua renda. Existem alternativas para contornar a situação. Entretanto, é preciso agir antes de completar dez anos da concessão da aposentadoria. Alguns caminhos podem ser seguir:
- Revisão judicial: Aceitar o pagamento e buscar uma revisão junto à Justiça Federal, por meio de uma ação judicial;
- Recurso administrativo: Manter o benefício e apresentar um recurso administrativo junto ao INSS;
- Reavaliação administrativa posterior: Optar por aceitar o pagamento e pedir, em seguida, uma nova avaliação;
- Renúncia ao pagamento da aposentadoria: Recusar a decisão do INSS e abdicar do benefício.
É fundamental contar com um advogado especialista na área previdenciária para escolher a melhor opção e retificar a situação. Existem diversas regras que podem ser utilizadas para essa finalidade, e o profissional saberá qual delas será a mais vantajosa para o seu caso.
Portanto, é imprescindível ficar atento aos valores recebidos e buscar elucidar quaisquer dúvidas. Assim, você poderá usufruir de uma aposentadoria mais justa e de acordo com a sua realidade contributiva.