Jornal dia
Seu jornal de notícias

Salário Mínimo em 2024: Benefícios e Contribuições Previdenciárias!

A política de valorização do salário mínimo, retomada este ano, não beneficia apenas quem recebe o piso nacional. Ela também afeta outros pagamentos atrelados ao mínimo, como o seguro-desemprego, abono do PIS, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a maioria das aposentadorias. Além disso, reajusta as tabelas de recolhimento de contribuições, tetos de indenizações judiciais, entre outros. Todos passarão pelo mesmo aumento de 6,97% do salário mínimo em 2023.

Base para o cálculo do salário mínimo e seus efeitos em benefícios como PIS

O incremento do salário mínimo é calculado a partir da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), acumulado nos 12 meses até novembro do ano anterior, e um acréscimo de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do ano antecedente. Isso resultou em um aumento de 6,97% em 2023, subindo o salário mínimo de R$ 1.320 para R$ 1.420. Depois de um intervalo de não utilização durante o governo do presidente Jair Bolsonaro, a política de valorização do salário mínimo foi retomada este ano.

Leia Mais: Saiba como ter uma aposentadoria tranquila com a previdência privada!

O impacto do reajuste na recolha de contribuições para a Previdência

Nas administrações anteriores, a recomposição baseava-se na inflação do ano anterior e na variação do PIB de dois anos atrás. De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o aumento de 2023 representou um ganho real de 5,77% em comparação a maio do ano passado, quando o salário mínimo passou de R$ 1.302 para R$ 1.320. Esse acréscimo também reflete na tabela de contribuição à Previdência. Para trabalhadores que excedem o piso, a recomposição é baseada apenas no INPC, de 3,85%.

Leia Mais: Impactos e Benefícios do Aumento do Salário Mínimo 2024 para o Brasil!

Seguro-desemprego e abono do PIS/Pasep: como ficam com o novo mínimo?

O crescimento do salário mínimo altera o valor de benefícios como o seguro-desemprego e o abono salarial do PIS/Pasep. O montante do seguro-desemprego varia de acordo com o último salário do trabalhador, mas nunca será abaixo do mínimo, ou seja, o valor da primeira parcela deve chegar a R$ 1.412. Quanto ao abono salarial do PIS/Pasep, o valor será baseado no novo mínimo de R$ 1.412 para trabalhadores que vão receber a parcela deste ano. Para obter o benefício, é necessário ter trabalhado ao menos um mês com carteira assinada e ter recebido, em média, até dois mínimos mensais em 2023.

Receba as próximas notícias

Ative alertas no navegador. Você pode sair quando quiser.

Quero informar meus dados (opcional)

Esses dados são informados por você e não são verificados. Usaremos apenas para personalizar a experiência de notícias.