Jornal dia
Seu jornal de notícias

Saque-Aniversário do FGTS tem Mudanças e brasileiros comemoram

0

Com o anúncio da Caixa Econômica Federal de que 32,7 milhões de brasileiros aderiram ao saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), é possível perceber o quanto esse benefício se tornou uma alternativa interessante para o trabalhador. Criado em 2019, este programa tem ajudado muitos cidadãos a enfrentar desafios financeiros com flexibilidade, principalmente em tempos de crise econômica.

Entre os adeptos do programa, quase 16,9 milhões de pessoas viram no saque-aniversário uma vantagem ao utilizá-lo como garantia para empréstimos. Até agosto deste ano de 2023, foi observado um montante total de aproximadamente R$ 111,4 bilhões em contratos de empréstimos vinculados ao saque-aniversário.

Modalidade Saque-Aniversário: A que se deve a popularidade?

Novidades do FGTS em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).
Novidades do FGTS em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).

A adesão maciça à modalidade de saque-aniversário do FGTS ilustra sua relevância na vida financeira dos trabalhadores brasileiros. Vinculada à Lei 13.932/19, essa opção permite que o funcionário retire parte do saldo de sua conta no FGTS todos os anos, no mês do seu aniversário. Importante pontuar, entretanto, que a adesão é opcional.

Leia Mais: Lista mostra todos os requisitos para RECEBER o auxílio doença do INSS

Como é calculado o valor do Saque?

O montante disponível para retirada é estipulado por uma taxa aplicada à soma dos saldos presentes nas contas do FGTS do trabalhador. Essa taxa varia de 5% a 50%, e acrescenta-se uma parcela extra, estabelecida no anexo da Lei 8.036/90. Para esclarecer dúvidas acerca da modalidade de saque, canais oficiais do FGTS estão disponíveis ao usuário.

Leia Mais: INSS antecipa pagamentos para ESTES beneficiários! Veja A Lista

Quais as mudanças propostas para o Saque-Aniversário?

Recentemente, o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, encaminhou à Casa Civil um projeto de lei visando flexibilizar normas do saque-aniversário. Entre suas propostas, Marinho busca permitir que trabalhadores demitidos a partir de 2020 e usuários da modalidade saque-aniversário tenham direito ao saque integral do saldo do FGTS, sem o atual período de carência de dois anos estabelecido.

Ao aguardarmos a análise do Congresso Nacional, fica a expectativa de que tais mudanças na modalidade saque-aniversário do FGTS, caso aprovadas, tragam impactos positivos na economia do país, favorecendo a vida de muitos trabalhadores brasileiros.