Saque de MIL REAIS de empréstimo do Bolsa Família LIBERADO
O Governo Federal anunciou recentemente uma série de mudanças no programa do Bolsa Família, que vão além do aumento na quantidade de famílias beneficiadas e na melhoria do controle de fraudes. As alterações também se estendem ao empréstimo consignado vinculado ao benefício. Agora, o processo de contratação do empréstimo consignado do Bolsa Família está livre para todos os interessados, desde que estejam cientes e de acordo com as novas regras estabelecidas.
Estas mudanças vêm para pacificar algumas controvérsias que surgiram desde a criação do empréstimo consignado do Bolsa Família em outubro de 2022. Rumores de que o empréstimo teria um viés eleitoral e preocupações acerca do comprometimento da renda dos beneficiários, que geralmente são pessoas em situação de vulnerabilidade econômica, foram alguns dos principais temas de discussão.
Entenda as Polêmicas da Contratação
O empréstimo consignado do Bolsa Família, que surgiu como parte do Auxílio Brasil, foi um tema de grandes debates desde o seu lançamento. A liberação do crédito foi acusada de ter interesse político eleitoral, visando favorecer a reeleição do presidente da época. Além disso, o inevitável comprometimento da renda dos beneficiários acarretou em questionamentos sobre a responsabilidade do governo em comprometer a já vulnerável situação financeira deste grupo.
Leia Mais: Quem pode receber o PIS ou PASEP de falecido?
Novas Regras do Empréstimo Consignado do Bolsa Família
Com a vitória do então candidato Lula da Silva (PT), foram promulgadas mudanças significativas nas regras do empréstimo consignado do Bolsa Família. As alterações tinham como principal objetivo evitar o superendividamento da população mais vulnerável. O novo regulamento do crédito consignado define limites de comprometimento da renda de acordo com o tipo de crédito desejado pelo beneficiário:
- 35% para empréstimos consignados;
- 5% para cartão de crédito consignado;
- 5% para gastos com o cartão de benefícios.
Leia Mais: Bradesco, Inter e Caixa emitem COMUNICADOS IMPORTANTES para seus clientes
Como Contratar o Empréstimo Consignado do Bolsa Família?
Os beneficiários que desejam contratar o serviço devem seguir um processo específico. Primeiramente, é necessário acessar o aplicativo Caixa Tem e então selecionar a opção ’empréstimos > simulação’. Após a simulação, será necessário selecionar a quantidade de parcelas desejadas para o crédito. Por fim, é imprescindível verificar as condições de juros e a porcentagem do comprometimento da renda. A aprovação final está sujeita à análise.