Jornal dia
Seu jornal de notícias

Saque do Abono PIS/PASEP: Corra, prazo termina neste mês! Veja como sacar e o valor recebido

0

Para aqueles que possuem integração na classe trabalhista, seja dos campos públicos ou privados, o PIS/PASEP detém uma relevância expressiva. Entretanto, constatou-se um grande número de indivíduos que ainda não efetuou a retirada do abono salarial, portanto, é necessário um alerta, pois o prazo está terminando. Sendo assim, esse texto tem por objetivo dissertar sobre os pormenores do PIS/PASEP, como o prazo para saque, o valor disponibilizado e os procedimentos para consulta.

O último dia para realizar o saque do abono PIS/PASEP fica designado ao dia 28 de dezembro. Dessa forma, torna-se fundamental que os trabalhadores mantenham-se informados para que não percam a oportunidade de receber o auxílio. O valor atinge quantia máxima de R$1.320, que equivale a um salário mínimo.

Qual o valor a ser recebido?

Novidades do Pis/Pasep em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).
Novidades do Pis/Pasep em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).

O valor que os trabalhadores receberão varia de acordo com o tempo que lhes foram empregados durante o ano de 2022. Sendo assim, aqueles que trabalharam todo o ano têm direito ao valor máximo do salário mínimo. Os trabalhadores que se dedicaram durante um período menor receberão um valor proporcional aos meses de emprego. Para calcular a quantia que será recebida, o trabalhador deve dividir o salário mínimo por 12 e multiplicar pelo número de meses que esteve empregado.

Leia Mais: Quem tem Direito ao Auxílio Brasil em 2023? Saiba Como Consultar Datas e Valores

Como SACAR o abono salarial?

São diversas as formas de retirada do abono salarial PIS/PASEP, variando de acordo com o tipo de emprego dos trabalhadores. Confira as opções:

Funcionários de empresas privadas:

  • Os que possuírem o Cartão Cidadão e senha cadastrada podem realizar o saque por meio de caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal ou em casas lotéricas.
  • Os sem Cartão Cidadão devem ir até uma agência da Caixa, com um documento de identificação, para efetuar o saque.
  • Aos correntistas individuais da Caixa, o abono é depositado diretamente em suas contas.

Servidores Públicos:

  • Os servidores devem ir a uma agência do Banco do Brasil, com documento de identificação para realizar o saque do PASEP.
  • Aos servidores que são correntistas do Banco do Brasil, o valor é depositado direto em suas contas.

Sobre o fundamento PIS/PASEP

O PIS/PASEP, programa de integração social e de formação do patrimônio do servidor público, também denominado por PIS e PASEP, são contribuições sociais de natureza tributária. Têm objetivo de financiar o pagamento do seguro-desemprego, o abono salarial e a participação na receita dos órgãos e entidades para os trabalhadores públicos e privados. O PIS é pago aos trabalhadores da iniciativa privada via Caixa Econômica Federal, enquanto o PASEP é pago aos servidores públicos pelo Banco do Brasil.

Não aguarde até o último dia do prazo para sacar o abono PIS/PASEP. Faça a consulta dos valores de direito e não perca a chance de receber um dinheiro extra. Se ainda não fez o saque, verifique as opções dispostas para sua condição de emprego. O PIS/PASEP é um benefício importante e pode fazer diferença no seu orçamento. Aproveite e fique de olho nos prazos.

Leia Mais: Como receber o PIS/PASEP em caso de falecimento do beneficiário?

PIS/PASEP 2024: Consulta e pagamento

A partir de janeiro, os trabalhadores poderão verificar o status do PIS referente ao ano-base de 2023. Fique de olho nos meios de comunicação oficiais do Governo, para assim conhecer as datas de saque do benefício. O pagamento do PIS/PASEP ocorre por meio de um calendário organizado pelo Governo Federal, que leva em consideração o mês de nascimento ou o número final de inscrição do trabalhador. Portanto, consulte a data específica para o seu caso.

Para fazer a retirada do PIS/PASEP, o trabalhador deve ir até uma agência da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, de acordo com o programa ao qual está vinculado. O trabalhador deve apresentar um documento de identificação válido e o número do PIS/PASEP. Contudos, caso possua conta na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil, o valor do PIS/PASEP é depositado automaticamente.