Jornal dia
Seu jornal de notícias

Saque do PIS 2023: Saiba quem tem direito ao abono salarial extra em Agosto!

0

No mês de agosto, cidadãos brasileiros podem ver um aumento no saldo de suas contas graças ao PIS (Programa de Integração Social). Este recurso já foi distribuído pelo Governo Federal ao longo do ano 2023, porém, muitos ainda não exerceram o direito de resgate do abono salarial.

Os beneficiários são em geral trabalhadores formais sob o regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), ou seja, aqueles que atuam em empresas privadas com carteira assinada. No entanto, o saque do abono está atrelado ao cumprimento de alguns requisitos estabelecidos pelo governo.

Quem tem direito ao PIS no Brasil de 2023?

Novidades do Pis/Pasep em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).
Novidades do Pis/Pasep em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).

Na essência, os empregados formais que possuem inscrição no PIS e trabalham em regime CLT têm direito ao programa. Este benefício é liberado pela Caixa Econômica Federal seguindo a ordem do mês de nascimento dos trabalhadores, com intenção de promover a integração do trabalhador com o desenvolvimento da empresa em que trabalha.

Importante frisar que as fontes de financiamento do PIS vêm das contribuições feitas pelas empresas, garantindo o pagamento do abono salarial aos trabalhadores que cumpram as regras estabelecidas pelo governo.

Leia Mais: MEU INSS 2023: conheça os principais serviços e como usa-los corretamente

Qual a lógica do pagamento?

O pagamento do PIS ocorre anualmente e é feito pelo Governo Federal a todos os trabalhadores. Tradicionalmente, o pagamento sempre acontecia no ano subsequente ao trabalhado. No entanto, esse ritmo de pagamento foi alterado nos últimos anos devido à pandemia do covid-19.

Com as consequências socioeconômicas geradas pela pandemia, o cronograma de pagamento do abono salarial foi modificado. Em resumo, o dinheiro que seria voltado para o PIS/Pasep em 2021 foi redirecionado para a criação do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm).

Leia Mais: Sacar FGTS pelo Pix: Mitos e Verdades Revelados!

Como está o pagamento do PIS atualmente?

Atualmente, o calendário segue os moldes desenvolvidos desde o início da pandemia, para oferecer suporte à população desempregada. Portanto, o pagamento do abono salarial que o governo federal realizou em 2023 faz referência ao PIS do ano-base de 2021. Com isso, os indivíduos que desempenharam suas funções com carteira assinada em 2021 estão habilitados a usufruir do valor do abono em 2023.

Em resumo, se você é um dos trabalhadores que atuam em regime CLT e se enquadram nos requisitos mencionados, o PIS 2023 é um direito seu. Fique atento às datas e não deixe para sacar seu abono na última hora. Como sabemos, qualquer dinheiro extra é sempre bem-vindo!