Saque FGTS 2024 suas modalidades, limites de retirada e seu uso no financiamento! Veja
Na última semana, a Caixa Econômica Federal divulgou as datas para os saques do FGTS em 2024. Este acontecimento vem ao encontro de uma demanda crescente da população, que busca cada vez mais uma melhor gestão e controle sobre suas contas vinculadas ao FGTS.
Os saques poderão ser realizados por meio do aplicativo FGTS, acessível para dispositivos móveis, no site oficial do FGTS, ou na internet banking da Caixa Econômica Federal – dispensando, assim, a necessidade de se deslocar até uma agência bancária.
Quais são as modalidades de saque disponíveis?

O trabalhador dispõe de duas modalidades de saque para acessar seu saldo do FGTS. A primeira é o saque-rescisão, onde o trabalhador tem direito ao saque integral do saldo da conta do FGTS quando demitido sem justa causa – e isso inclui a multa rescisória.
Já a segunda opção refere-se ao saque-aniversário, que possibilita ao trabalhador sacar uma porção do saldo de FGTS anualmente, no mês de seu aniversário.
Leia mais: Aumento do Salário Mínimo em 2024: Veja os Impactos na Aposentadoria!
Calendário de Saques 2024
A Caixa organizou as datas de saques seguindo o mês de nascimento dos trabalhadores, indo de janeiro a dezembro. As janelas para saque vão desde o início do mês de nascimento até o último dia do terceiro mês subsequente.
Leia mais: Salário Mínimo sobe para R$ 1.412 em 2024: Entenda os Impactos!
Como funciona a modalidade Saque-Aniversário?
O saque-aniversário foi desenvolvido para adicionar mais uma oportunidade de saques na conta do FGTS. Porém, é válido ressaltar que essa modalidade exige uma adesão formal do trabalhador até o último dia do mês de seu aniversário. Caso contrário, o direito ao saque só se manifestará no ano seguinte.
Limites de Retirada
Os valores de saque possuem variação de acordo com o saldo disponível na conta do trabalhador, podendo ir de 50% do saldo para contas com até R$ 500 a uma porção acrescida de uma parcela fixa para contas com valores superiores.
FGTS x Financiamento Imobiliário
O saldo de FGTS disponível pode ser empregado para efetuar o pagamento da casa própria, desde que o trabalhador esteja habilitado para cada transação em sua Conta Vinculada e respeite as diretrizes estabelecidas no Manual de Moradia Própria do Agente Operador do FGTS.
Aquisição e Construção de Imóveis
O saldo do FGTS pode servir como entrada para o financiamento e contribuir no pagamento, total ou parcial, de um imóvel.
Amortização ou Liquidação do Saldo Devedor
O saldo do FGTS pode ser usado para quitar integralmente ou amortizar um débito, desde que o contrato tenha sido celebrado no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) ou no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI).
Pagamento de Partes do Valor das Prestações
É possível usar o FGTS para reduzir em até 80% o valor das prestações em um período de 12 meses consecutivos, mediante algumas condições, conforme o estabelecido pelo Conselho Curador do FGTS e pelo Manual de Moradia Própria de FGTS.