Jornal dia
Seu jornal de notícias

Saques do FGTS! VEJA novidades e como aderir ao saque-aniversário em 2024!

0

A Caixa Econômica Federal iniciou o novo ciclo de pagamentos do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) 2024 nesta terça-feira (2). O trabalhador que deseja optar por essa modalidade deve acessar o aplicativo do FGTS, disponível para smartphones Android e iOS, onde também se realiza o saque.

Posso sacar todo o valor da conta pelo saque-aniversário?

Saques do FGTS! VEJA novidades e como aderir ao saque-aniversário!
Saques do FGTS! VEJA novidades e como aderir ao saque-aniversário!

De acordo com estimativas da Caixa, cerca de 32,7 milhões de pessoas já aderiram ao saque-aniversário do FGTS. Este modelo de retirada permite que os beneficiários tenham acesso ao dinheiro entre o primeiro dia útil do mês de aniversário até o último dia útil do segundo mês subsequente.

Vale ressaltar que os trabalhadores que optarem pelo saque-aniversário não terão direito de sacar o valor total da conta do FGTS se forem demitidos sem justa causa. Contudo, o Governo Federal está planejando mudar essa regra em 2024. No marinheiro, até março, um projeto de lei está previsto para ser apresentado com propostas de alterações.

Leia mais: NOVAS Regras do INSS: Tudo Sobre as Mudanças na Aposentadoria para 2024!

Como posso aderir ao saque-aniversário?

Para aderir ao saque-aniversário, o trabalhador deve entrar no aplicativo do FGTS e solicitar a adesão. O saldo disponível para saque pode ser consultado no próprio aplicativo. Os valores disponíveis para saque variam conforme o saldo da conta do trabalhador. Para contas com até R$ 500, é possível retirar até 50% do saldo. Para valores maiores, o percentual de saque diminui, mas conta com acréscimo de uma parcela fixa.

A principal proposta para alteração na regra do saque-aniversário prevê a possibilidade de o trabalhador sacar o saldo total do FGTS em caso de demissão sem justa causa. Atualmente, mesmo que o trabalhador opte pela modalidade de saque-aniversário, ele só pode retirar o valor referente à multa rescisória em caso de demissão sem justa causa, não tendo acesso ao saldo total da conta.

Leia mais: Prepare seu MEI para as novas mudanças em 2024! Veja Dicas e Estratégias Essenciais!

Quanto tempo leva para mudar minha modalidade de saque?

Outro ponto que deve ser alterado é o tempo de carência para a mudança da modalidade do saque. Hoje, um trabalhador que opta pelo saque-aniversário deve esperar dois anos para mudar de modalidade. O Projeto de Lei prevê a possibilidade de alteração sem a necessidade deste período.

Este tipo de saque do FGTS pode ser uma opção interessante para os trabalhadores que precisam de um dinheiro extra em sua data de aniversário. Mas antes de optar pelo saque-aniversário, é importante pesar as vantagens e as desvantagens, considerando principalmente as possíveis mudanças na regra previstas para este ano.