Jornal dia
Seu jornal de notícias

Saques do PIS/PASEP são encerrados este mês confira QUEM tem direito a resgatar!

0

O primeiro passo para receber o PIS/PASEP é verificar se você tem direito ao benefício. Se confirmado o direito, a solicitação do repasse acontece de maneira simples e prática. Basta acessar o site da Caixa Econômica Federal para o PIS ou o site do Banco do Brasil para o PASEP. Na área do benefício escolhido, será necessário preencher com o número de inscrição ou o número de CPF do trabalhador, além da data de nascimento.

É importante lembrar que o prazo para solicitação termina ao fim deste mês, por tanto é necessário agilidade na hora de fazer esse processo. Uma vez solicitado, a quantia é liberada para saque.

Quantos trabalhadores ainda não fizeram o saque?

Saques do PIS/PASEP são encerrados este mês confira quem tem direito a resgatar!
Saques do PIS/PASEP são encerrados este mês confira quem tem direito a resgatar!

Segundo dados do Ministério do Trabalho, mais de 540 mil trabalhadores elegíveis ao abono do PIS/PASEP ainda não realizaram o saque. Do total, 153,6 mil são referentes ao PIS, e 387, 3 mil referem-se ao PASEP. Este universo representa uma grande quantidade de dinheiro que ainda se encontra “preso”, ao invés de estar no bolso dos trabalhadores que têm direito a ele.

Leia mais: Você poder ter valores a receber de até R$ 100.000! Veja se você faz parte!

Como será o calendário PIS/PASEP 2024?

Quanto ao calendário de 2024, as informações ainda não foram divulgadas oficialmente, mas acreditamos que após a divulgação os pagamentos poderão acontecer entre os meses de fevereiro e julho de 2024, mesmos meses adotados em 2023. O valor do abono varia de acordo com os meses trabalhados, podendo chegar até um salário-mínimo. Para 2024, há ainda a possibilidade de que o valor do abono seja maior, em virtude do esperado aumento salarial.

Leia mais: Feriados Nacionais de 2024! Como Maximizar Suas Folgas, e aproveitar ao MAXIMO!

Quem tem direito ao PIS/PASEP em 2024?

O PIS é destinado aos trabalhadores de carteira assinada, sendo administrado pela Caixa Econômica. Já o PASEP é destinado aos servidores públicos, sejam eles federais, estaduais ou municipais, sendo administrado pelo Banco do Brasil.

Para ter direito a estes benefícios é necessário que o trabalhador tenha recebido até dois salários-mínimos de remuneração mensal dos empregadores contribuintes do PIS ou do PASEP em 2022. É preciso ainda ter exercido atividade remunerada pelo menos durante 30 dias no ano-base e estar cadastrado há pelo menos 5 anos no Fundo de Participação PIS-Pasep ou no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

  • O PIS é destinado a trabalhadores com carteira assinada e é pago pela Caixa Econômica, enquanto o PASEP é concedido a servidores públicos federais, estaduais e municipais, sendo pago pelo Banco do Brasil.
  • Trabalhadores com remuneração mensal de até dois salários-mínimos, provenientes de empregadores contribuintes do PIS ou PASEP, têm direito ao benefício.
  • Para ser elegível, o trabalhador deve ter exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias durante o ano-base, que, no caso, é o ano de 2022.
  • Além disso, é necessário estar cadastrado há pelo menos 5 anos no Fundo de Participação PIS-Pasep ou no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
  • Essas condições são essenciais para garantir o direito ao saque do PIS ou PASEP antes do encerramento do prazo estipulado.

Certifique-se de não perder os prazos e aproveite esse benefício que é seu por direito!