Jornal dia
Seu jornal de notícias

Serasa revela situação atual do crédito em alguns estados do BRASIL! Confira!

0

Um recente estudo realizado pela Serasa Experian lançou uma luz importante sobre a situação atual do crédito empresarial no Brasil. A pesquisa apontou que alguns estados do país estão liderando quando se trata de pontuações de crédito das empresas. Este fato reduz praticamente o risco de inadimplência nessas companhias, além de indicar uma saúde financeira robusta.

Os resultados do relatório também ponderam sobre o impacto deste fator no ambiente de negócios locais, sugerindo que um alto score de crédito pode ser sinônimo de operações de melhor qualidade e, consequentemente, oportunidade para formação de parcerias vantajosas.

Quais são os estados com maior proeminência em crédito empresarial?

Segundo os dados coletados pelo estudo, a liderança é de Santa Catarina, onde aproximadamente 28,5% das empresas possuem alto índice de crédito. Outros que acompanham de perto são: Paraná (20,6%), Rio Grande do Sul (20,3%), Minas Gerais (18,2%) e Rondônia (16,0%).

Leia mais: Tendencia a caminho? Isenção do IPVA pode acontecer! Confira

Qual é a situação nos demais estados?

A pesquisa aponta que a lista não termina por aí. Três estados do Centro-Oeste, uma região economicamente alimentada pelo agronegócio, também se destacam: Mato Grosso (15,7%), Mato Grosso do Sul (14,2%) e Goiás (13,8%). São Paulo (12,3%) completa a lista.

No entanto, quando consideramos apenas as firmas com as pontuações mais elevadas, os três estados do Sul mantêm a liderança. Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul detêm 11%, 7,2% e 6,6% respectivamente de tais empresas.

Leia mais: SURPREENDENTE! Antecipe o Saque-Aniversário do FGTS pelo WhatsApp! Confira

Quais são os setores com maior destaque?

O setor primário, refletindo o poder do agronegócio na economia brasileira, domina o relatório. Em 23 dos 27 estados, mais o Distrito Federal, a maioria das empresas com alta pontuação de crédito são do campo. Santa Catarina reafirma sua liderança, tanto para o setor primário, quanto para indústria, comércio e serviços.

Por fim, a pesquisa demonstrou uma discrepância entre a situação de pessoas físicas e jurídicas. Enquanto 70% dos consumidores possuem uma classificação entre média e boa, 79,7% das empresas estão abaixo desse nível. Isso indica a urgência de políticas que fortaleçam o crédito empresarial, criando um ambiente de negócios mais saudável e favorável a todos.