Serviços Inovadores Chegam para O FGTS! Aproveite Suas Vantagens Agora!
A partir de 19 de agosto de 2023, o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) entra em uma nova era. O Governo Federal propõe que as empresas com funcionários de carteira assinada utilizem novas ferramentas de contribuição, dando início ao FGTS Digital. Isso significa uma mudança significativa para os trabalhadores, pois o FGTS é um direito que não tem qualquer tipo de desconto direto no salário.
Todo mês, 8% do salário bruto do trabalhador é depositado na conta do Fundo de Garantia, até o momento em que seja possível resgatá-lo. Este resgate pode ocorrer em várias situações, como na demissão sem justa causa, financiamento da casa própria, aposentadoria, doença grave e calamidade pública, entre outros.
O que muda com o FGTS Digital?

A nova plataforma tecnológica para o recolhimento do FGTS, conhecida como FGTS Digital, foi recentemente anunciada. Desenvolvida pela Serpro, empresa estatal de tecnologia da informação, para o Ministério do Trabalho e a Caixa Econômica Federal, as empresas começarão a se adaptar a essa nova ferramenta a partir do dia 19 de agosto.
Anualmente, a movimentação do FGTS é de cerca de R$ 180 milhões, considerando todas as empresas que contribuem mensalmente para o fundo. Com a implementação da plataforma digital, espera-se que cerca de 43 milhões de pessoas sejam impactadas, incluindo mais de 4 milhões de empregadores.
Leia Em seguida: Datas e Valores do PIS/Pasep 2022 Revelados! Garanta Renda Extra Quanto antes
Como será a transição para o FGTS Digital?
Para auxiliar as empresas na transição para o uso da nova plataforma, o Serpro e o governo planejam um período de testes até 10 de novembro de 2023. As empresas classificadas como grupo 1, com faturamento superior a R$ 78 milhões, já poderão acessar a plataforma a partir do dia 19 de agosto, ao meio-dia. As demais empresas podem começar a utilizar a tecnologia a partir de 16 de setembro.
O FGTS Digital pretende simplificar e desburocratizar o processo de recolhimento atual. Hoje, é necessário emitir a folha de pagamento, enviá-la a um sistema de recolhimento da Caixa, aguardar outro documento e quitá-lo, e então acessar outro sistema da Caixa novamente. Com a nova plataforma, a folha de pagamento será automaticamente compartilhada com o FGTS Digital, precisando apenas acessar o ambiente online para efetuar o pagamento.
Leia Em Seguida: Clientes Nubank podem receber até 98% de desconto em DÍVIDAS! Saiba como
Qual a expectativa alinhada a essa mudança?
A expectativa com a implementação do FGTS Digital é simplificar processos, aumentar a eficiência, reduzir erros e dar mais segurança e transparência ao trabalhador. É um passo importante para a modernização das relações de trabalho no Brasil, impactando milhões de pessoas e empresas. O FGTS Digital é mais um indicativo do avanço do uso da tecnologia na gestão pública, com o objetivo de melhorar a vida do cidadão.