Jornal dia
Seu jornal de notícias

STF Prepara Mudança no FGTS: Entenda Como Isso Pode Impactar seu Saldo

0

No Brasil, a forma de cálculo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode passar por mudanças significativas. O Supremo Tribunal Federal (STF) está se preparando para julgar uma proposta que, se aprovada, alterará a maneira como o rendimento é calculado, o que pode ter um impacto significativo no bolso dos trabalhadores. Vamos te explicar tudo que você precisa saber sobre esta importante mudança.

Atualmente, os rendimentos do FGTS são calculados com base na Taxa Referencial (TR) e somam anualmente 3%. A proposta a ser avaliada pelo STF sugere que essa correção passe a ser da Taxa Referencial mais 6% ao ano, causando um ganho considerável para os trabalhadores. Mas qual seria o motivo para tal mudança?

Leia Mais: PIS 2022: Requisitos, Cálculo do Valor e Atualizações para o Pagamento Adiado para 2024

Entenda a proposta de mudança da Taxa Referencial do FGTS

Novidades do FGTS em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).
Novidades do FGTS em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).

No último ano, a Taxa Referencial, o índice que regula os rendimentos do FGTS, permaneceu próxima de zero durante todos os meses. Esse fato prejudica significativamente os trabalhadores que possuem saldo no Fundo de Garantia, pois o rendimento desses saldos acabam não conseguindo acompanhar o ritmo da inflação, de 6,34% em 2022.

A mudança proposta pelo STF visa proteger o dinheiro dos trabalhadores da crescente inflação, aumentando o rendimento do FGTS para os índices equivalentes aos da poupança. Isso resultaria em uma correção maior no saldo desse fundo. Agora, você deve estar se perguntando como pode acompanhar o rendimento do seu FGTS, certo?

Leia Mais: Saque-aniversário do FGTS pode sofrer mudanças? Conheça as NOVAS regras

Como consultar o saldo do Fundo de Garantia?

Se você, trabalhador, deseja acompanhar o rendimento do seu FGTS e saber quanto tem depositado, pode acessar o aplicativo ou site do Meu FGTS. Para consultar, siga os seguintes passos:

  • Ao acessar o site, selecione a opção “consultar extrato completo do FGTS”;
  • Informe seu Número de Identificação Social, conhecido como antigo PIS/PASEP. Você pode encontrá-la na sua Carteira de Trabalho;
  • Se você ainda não tem cadastro, clique em “cadastrar senha”;
  • Selecione a opção “Extrato Completo”;
  • Escolha o período que deseja consultar.

Esta medida, caso aprovada, promete trazer um maior equilíbrio na relação do FGTS com a inflação, valorizando o saldo no fundo dos trabalhadores. Portanto, esteja atento às notícias relacionadas a este julgamento, pois ele tem o potencial de impactar diretamente no seu bolso.