Jornal dia
Seu jornal de notícias

Tempo Médio de Espera da fila do INSS cai 30%! Entenda

0

A fila para realização de perícias médicas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem se mostrado mais ágil recentemente. Nos últimos meses, registraram-se avanços significativos nesse quesito, tal que o tempo médio de espera caiu de 71 para 49 dias. A progressão tem proporcionado alívio e otimismo para todos que dependem deste serviço.

Essa diminuição na espera é fruto da implementação de uma série de melhorias no procedimento, idealizadas visando agilizar o processo e melhorar a experiência dos cidadãos atendidos. Ainda que haja variações a depender da região do país, o secretário do Regime Geral da Previdência Social, Adroaldo da Cunha, considera a redução um progresso digno de comemoração.

Mas quais as expectativas para o próximo ano?

Segundo o secretário, a meta estabelecida é audaciosa: alcançar um tempo médio de espera de 45 dias conforme definido por lei e enfaticamente prometido pelo ministro Carlos Lupi. Ele espera cumprir esse objetivo até o início de 2024. Em suas palavras, “Isso significa que, nos próximos dois, três meses, no máximo em março, todo mundo no Brasil que tiver que fazer perícia médica vai fazer dentro do mesmo mês.

Ainda estima-se que a fila do INSS para perícia médica possa terminar o ano com cerca de 800 mil na espera. No entanto, esse panorama ainda é positivo, pois indica que as medidas tomadas para acelerar os processos estão trazendo resultados eficazes.

Leia mais: Calendário Bolsa Família 2024; VEJA, Datas de Pagamento e NOVO Valor!

E após alcançar a meta de 45 dias?

Conforme o secretário Adroaldo da Cunha, ainda há muito a ser feito. A intenção é retomar o padrão de atendimento registrado entre os anos de 2008 e 2009, quando o tempo de espera pela perícia médica era de, no máximo, 30 a 40 dias. Sendo assim, não se trata de apenas alcançar a meta traçada, mas superá-la.

Leia mais: NOVA Aposentadoria por Idade! Aprenda como se aposentar ANTES!

Expectativas futuras!

Precisamos de mais três meses para concretizar o que o Lula tem nos cobrado, voltar a um padrão de atendimento semelhante a 2008, 2009, quando ninguém ficava na fila da perícia médica por mais de 30, 40 dias em todo o país“, articula Cunha. A expectativa é que com a continuação da queda do tempo de espera, este objetivo seja alcançado nos próximos meses.