Jornal dia
Seu jornal de notícias

Tenha o Saque-Aniversário e saque tudo sendo um Trabalhador! VEJA!

0

O saque-aniversário do FGTS, uma modalidade lançada em 2019, articulada para facultar ao trabalhador a retirada de uma parcela dos valores do fundo de garantia anualmente, será reformulado em 2024. As mudanças foram anunciadas pelo Ministro do Trabalho, Luiz Marinho.

O governo, através de seu representante, declara que essas mudanças estão expostas em um projeto de lei que será proposto em breve para apreciação do Congresso Nacional. Depois dessa etapa, existirá a necessidade de uma avaliação detalhada e uma votação para as mudanças serem implementadas.

O que esperar das mudanças no saque-aniversário do FGTS?

Tenha o Saque-Aniversário e saque tudo sendo um Trabalhador! VEJA!
Tenha o Saque-Aniversário e saque tudo sendo um Trabalhador! VEJA!

Atualmente, a adesão ao saque-aniversário permite que o trabalhador retire uma parte dos valores do FGTS anualmente. Além disso, existe a possibilidade de antecipar o saque para anos futuros, tendo como intermediárias instituições financeiras que cobram taxas mínimas para essa operação. No entanto, fazer essa opção leva à renúncia do direito de retirar o valor total do fundo em caso de uma dispensa sem justa causa, ficando disponível apenas a multa rescisória de 40%.

Leia mais: Aprenda a Solicitar a Perícia Externa do INSS de maneira SIMPLES!

Como o Governo Federal enxerga as novas alterações?

Segundo o projeto de lei a ser submetido, está prevista uma grande mudança: o trabalhador, mesmo aderindo ao saque-aniversário, poderá sacar o total de valores do FGTS. Na visão do governo, o modelo atual representa uma injustiça para o trabalhador, por isso, a proposta é que essa limitação seja excluída permanentemente.

Leia mais: Saque-aniversário do FGTS 2024 terá NOVAS regras! Confira!

Posso voltar para o saque-aniversário caso queira?

É fundamental ressaltar que, ao optar pela retirada total, o trabalhador estará automaticamente vinculado à modalidade regular de saque, e não poderá retornar para a modalidade saque-aniversário. Nessa condição, o acesso ao fundo acontecerá somente em circunstâncias específicas, como em casos de demissão sem justa causa.

Para obter uma compreensão mais aprofundada das modalidades de saque do FGTS e pesquisar mais sobre esse assunto, basta acessar este link, que conduzirá ao site oficial do FGTS. Todas essas informações são essenciais para que o trabalhador faça uma opção consciente e mais benéfica para suas necessidades pessoais e profissionais.