Jornal dia
Seu jornal de notícias

Trabalhadores terão que pagar Imposto de Renda Novamente? VEJA!

0

Um recente estudo apontou que a classe trabalhadora que recebe até dois salários mínimos pode ter que voltar a pagar o Imposto de Renda (IR). Segundo o estudo, realizado pela Unafisco Nacional, a entidade representativa dos auditores fiscais da Receita Federal, a recente correção do salário mínimo teria afetado diretamente a faixa de renda isenta de cobranças de impostos.

Como está a situação do Imposto de Renda?

Trabalhadores terão que pagar Imposto de Renda Novamente? VEJA!
Trabalhadores terão que pagar Imposto de Renda Novamente? VEJA!

Mauro Silva, presidente da Unafisco Nacional, afirmou que o aumento de 10,16% no salário mínimo em 2024 levou a um aumento de ganhos para quem recebe até dois salários mínimos. Contudo, a tabela de isenção, que não foi corrigida pelo governo, fará esses trabalhadores serem tributados novamente. Segundo Silva, isso é “no mínimo, um absurdo”.

Leia mais: Governo cria Poupança para Jovens da Rede Pública de Ensino: Veja agora!

Qual o impacto nos aposentados e pensionistas?

O estudo da Unafisco também aponta como a defasagem afeta os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O instituto conseguiu um aumento de 10,16% para esses grupos em 2024. Silva complementa criticando que o governo está punindo aqueles que ganham menos, demandando a correção da tabela do IRPF para refletir a realidade da inflação.

Leia mais: Serasa Condenada a Indenizar Usuários por Vazamento de Dados Pessoais!

Promessa de aumento da isenção do Imposto de Renda?

A promessa de correção da tabela do IR havia sido feita na campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que já em seu mandato anunciou a intenção de aumentar a isenção para R$ 5 mil. No entanto, devido às restrições orçamentárias, a correção acabou não ocorrendo em 2023. Nesse sentido, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, prometeu a reforma da tributação da renda, inclusive da faixa de isenção, para o primeiro semestre deste ano.

No meio desse cenário, a pergunta que fica é: como essa situação vai se desenrolar? Será que o governo vai honrar suas promessas e conseguir melhorar a situação dos trabalhadores menos favorecidos? O tempo dirá.