Jornal dia
Seu jornal de notícias

ÚLTIMOS DIAS de pagamento do 13º salário do INSS

0

Uma nova leva de pagamentos impacta positivamente muitos brasileiros nesta semana. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a distribuir a segunda parcela do 13º salário para aposentados, pensionistas e demais segurados. Esse benefício é destinado especialmente àqueles que recebem acima do valor de um salário mínimo.

O processo de pagamento é estruturado conforme o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS), sendo os valores disponibilizados junto ao benefício correspondente ao mês de maio. Essa ação foi iniciada antecipadamente por uma decisão do Governo Federal, marcando as datas de pagamento entre 24 de maio e 7 de junho.

Descubra Agora as Novas regras da prova de vida do INSS: Veja as Mudanças!
Descubra Agora as Novas regras da prova de vida do INSS: Veja as Mudanças!

Como Consultar o Calendário de Pagamento?

Para facilitar o acesso às informações sobre os pagamentos, o INSS disponibilizou os detalhes por canais digitais. Os beneficiários podem consultar os valores e as datas por meio do site oficial e do aplicativo Meu INSS. Para aqueles que não têm acesso fácil à internet, a consulta pode ser realizada através do telefone 135.

Quais são as datas específicas para cada beneficiário?

Os pagamentos são organizados conforme o último número do NIS. Para pagamentos até um salário mínimo, por exemplo, eles começam no dia 24 de maio e vão até o dia 7 de junho. Já para aqueles que recebem mais de um salário mínimo, os pagamentos ocorrem entre 3 e 7 de junho. Essa distribuição ajuda a gerenciar o fluxo e a operacionalização dos benefícios.

É importante ressaltar que esses pagamentos representam um alívio financeiro significativo para muitos idosos e outros dependentes desses recursos. Além disso, eles aquecem a economia local, pois esses recursos são frequentemente reinvestidos em necessidades básicas e consumo.

Como acessar o Meu INSS e conferir o extrato de pagamento?

  1. Acesse o site gov.br/meuinss e clique em “Entrar com gov.br”.
  2. Insira seu CPF e clique em “Continuar”, depois informe sua senha e clique em “Entrar”.
  3. Na página inicial, selecione “Extrato de Pagamento”.
  4. No extrato, você encontrará detalhes dos valores pagos mensalmente e do 13º salário.
  5. Para facilitar, é possível gerar um PDF do seu extrato clicando em “Baixar PDF” no final da página.

O aplicativo Meu INSS oferece um serviço similar, garantindo que os beneficiários possam acompanhar seus pagamentos de onde estiverem, apenas com alguns cliques em seus dispositivos móveis. Essa flexibilidade visa proporcionar maior autonomia e segurança aos usuários, permitindo que eles tenham controle sobre suas finanças pessoais de forma simplificada e eficiente.