ÚLTIMOS dias para sacar seu FGTS! Saiba Quem Tem Direito
Muitos brasileiros estão com dúvidas sobre o futuro do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Uma das modalidades de saque que tem causado apreensão é o Saque-Aniversário, uma vez que há possibilidade de alterações em suas regras
O FGTS, fundo bem conhecido pelos trabalhadores formais no Brasil, tem papel fundamental para milhões de brasileiros, sendo uma forma de garantir algumas seguranças financeiras e benefícios planejados pelo governo federal.
Como funciona o Saque-Aniversário do FGTS?
Para aderir ao Saque-Aniversário, o cidadão precisa realizar a opção por essa modalidade. Ao optar, ele poderá sacar parte do seu saldo anualmente, no mês de seu aniversário. Contudo, é importante ressaltar que, em caso de demissão, esse trabalhador não poderá contar com a totalidade do montante do FGTS como rescisão contratual.

Alterações nas regras do Saque-Aniversário
Desde o início do ano, o ministro do trabalho Luiz Marinho vem apontando possíveis mudanças para essa modalidade de saque. Ele já sinalizou que está estudando maneiras de modificar a modalidade, justificando que a forma como foi criada é uma “armadilha”.
Leia Mais: Você sabia que seu cartão de crédito pode ser fonte de renda extra? Saiba mais!
Qual o destino do Saque-Aniversário do FGTS?
Ainda não há uma data definida para as alterações, mas algumas possibilidades já foram levantadas pelo ministro. Prevê-se o fim da carência de 24 meses para receber o saque-rescisão, permitindo ao cidadão sacar todo o saldo na demissão sem justa causa. Ademais, se a nova proposta for aprovada, ao optar pelo saque-rescisão o trabalhador não poderá voltar para a modalidade Saque-Aniversário.
Por enquanto, não foi estipulado um prazo para essas mudanças entrarem em vigor. Porém, enquanto elas não ocorrem, quem escolher a opção do saque-aniversário até o último dia do mês do seu aniversário, conseguirá realizar o saque da parcela ainda no mesmo ano.
Leia Mais: Cartões gratuitos que passarão a COBRAR anuidade! Saiba Quais