URGENTE: Como Evitar o Cancelamento do Bolsa Família
As pessoas que recebem o Bolsa Família, programa social criado pelo governo federal, precisam estar atentas. Há diversas condições que precisam ser cumpridas para continuar recebendo o auxílio financeiro. Conhecidas como condicionalidades, essas regras estão intrinsecamente relacionadas à saúde e educação de seus usuários.
E é aqui que a coisa fica séria. Caso as condicionalidades não sejam atendidas, o benefício pode ser cancelado. É uma política constante do governo federal para garantir que apenas as famílias realmente necessitadas e comprometidas com a educação e a saúde das crianças recebam o auxílio.
O que são as Condicionalidades do Bolsa Família?

As chamadas “condicionalidades”, na verdade, são obrigações empregadas pelo programa Bolsa Família que devem ser cumpridas pelas famílias beneficiárias. Elas são estipuladas em cinco tópicos principais e cada uma tem um papel fundamental para a promoção da saúde, bem-estar e acesso à educação, aspectos fundamentais para a redução da pobreza.
Leia Em Seguida: Seguro Nubank para Celular: Análise completa e se vale a pena contratar
Quais são as principais obrigações a serem cumpridas para evitar o cancelamento?
- Acompanhamento Pré-Natal: Garantir que as gestantes da família tenham regularidade nos exames pré-natais;
- Calendário Nacional de Vacinação: Todas as crianças da família precisam estar com as vacinas em dia;
- Estado Nutricional das Crianças: Acompanhar o estado nutricional de todas as crianças menores de 7 anos;
- Frequência Escolar Mínima: Manter a frequência escolar. Para crianças de 4 a 5 anos, é esperado uma frequência mínima de 60%. Para as de 6 a 18 anos, a presença exigida é de 75%;
- Atualização do Cadastro Único: Manter o cadastro da família sempre atualizado a cada 24 meses.
Leia Em Seguida: Entenda tudo sobre a Revisão Obrigatória do BPC
Dica útil: Como saber se estou cumprindo as condicionalidades do Bolsa Família?
As prefeituras são as encarregadas de monitorar o cumprimento dessas regras. Em Campo Grande, por exemplo, a administração municipal fez uma convocação para que 1.770 famílias beneficiárias do Bolsa Família atualizassem suas informações cadastrais e resolvessem possíveis pendências identificadas.
É crucial, portanto, estar sempre em dia com as regras do programa. Esse cuidado garante a continuidade do auxílio e auxilia as políticas públicas do governo a atuarem com mais efetividade na redução da pobreza e no fim da desigualdade social.