URGENTE: Golpe da ligação do Nubank faz milhares de vítimas! Saiba como Evitar
Clientes de todo o Brasil estão relatando uma nova modalidade de golpe envolvendo o banco digital Nubank. As informações ganharam repercussão por meio das redes sociais, com pessoas de vários estados expondo que foram alvo da ação fraudulenta praticada por telefone. A situação tem se mostrado preocupante, demandando uma resposta por parte da instituição financeira.
A estratégia dos golpistas é relativamente sofisticada. O cliente recebe uma ligação com número similar ao oficial do Nubank e, ao atender, é informado, por meio de uma gravação, sobre uma suposta compra que necessita de sua autorização ou, em caso de desconhecimento, o cancelamento da mesma. Ao optar pelo cancelamento, o cliente é direcionado para uma pessoa que se passa por atendente do banco digital, mas que, na verdade, é um membro experiente do esquema fraudulento.
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Como prevenir essa tentativa de fraude?

Conforme os relatos, os golpistas se passam por atendentes do Nubank e começam a questionar as vítimas sobre detalhes de suas contas, pedindo, inclusive, que elas acessem o aplicativo para realizar supostas operações. Há relato de casos em que a vítima informa não possuir o aplicativo do Nubank instalado no celular, então os golpistas passam a pedir informações sobre outros bancos com os quais a pessoa possa ter vínculo.
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O que o Nubank está fazendo para combater este tipo de fraude?
Entramos em contato com o Nubank, que nos informou que o golpe é uma prática conhecida como “spoofing”, em que os criminosos camuflam o número de origem da chamada para enganar potenciais vítimas. A empresa reforça que tem alertado seus clientes sobre esse golpe e lançou recentemente uma página especial com dicas de segurança para ressaltar as tentativas de golpes mais comuns nessa modalidade.
Quais são as orientações do Nubank para seus clientes?
Em sua página de segurança, o Nubank reitera que não solicita medidas como clique em links, download de aplicativos ou realização de operações financeiras aos seus clientes. Em caso de dúvidas em relação a uma ligação supostamente da empresa, o banco aconselha que o cliente desligue a chamada e entre em contato com os canais oficiais de atendimento. Além disso, a instituição possui um canal de denúncias onde abordagens suspeitas podem ser reportadas, ajudando a prevenir novas tentativas de golpe.
A empresa ainda informa que, em caso de algum cliente ser vítima deste ou de qualquer outro tipo de golpe, é importante que entre em contato com os canais de atendimento do Nubank, que estão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, para que as medidas cabíveis sejam tomadas.