Jornal dia
Seu jornal de notícias

URGENTE! Quase 30 mil aposentados podem ter seus pagamentos suspenso! Confira

0

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) está convocando aproximadamente 27,6 mil beneficiários, entre aposentados e pensionistas, que ainda não responderam ao Censo Previdenciário.

Conforme a instituição, os beneficiários têm um prazo de 30 dias para regularizar a situação, que se iniciou na segunda-feira (15). O não atendimento a convocação pode resultar na suspensão dos pagamentos mensais.

Qual objetivo do Censo Previdenciário sobre os idosos?

URGENTE! Quase 30 mil aposentados podem ter seus pagamentos suspenso! Confira
URGENTE! Quase 30 mil aposentados podem ter seus pagamentos suspenso! Confira

O Censo Previdenciário iniciou em junho do ano passado visando atualizar os dados cadastrais dos beneficiários do Ipsemg.

O prazo para o fornecimento dessas informações foi até dezembro. Agora, aqueles que ainda se encontram em situação irregular receberam uma nova oportunidade para preencher o questionário disponibilizado no site do Censo Previdenciário.

Leia mais: Novas Instruções da Receita Federal para CPF! VEJA Todas as Novidades!

Como regularizar a situação?


Passos para Regularizar a Situação no Censo Previdenciário:

  1. Acesse o site do Censo Previdenciário, disponível no portal do Ipsemg.
  2. Faça login no sistema, utilizando as seguintes opções:
    • CPF e senha utilizada em sistemas corporativos do governo, como SEI (Sistema Eletrônico de Informações) e Portal do Servidor.
    • Credenciais do portal gov.br.
  3. Valide as informações solicitadas no sistema.
  4. Responda ao questionário do Censo Previdenciário de forma completa.
  5. Após concluir o procedimento, verifique o e-mail de confirmação, que será enviado para a sua caixa de entrada.

Esses passos são essenciais para garantir a regularização da sua situação no Censo Previdenciário, assegurando que as informações estejam atualizadas e conforme os requisitos do Ipsemg.

Consequências do não atendimento ao Censo

Após o término deste prazo extra de 30 dias, o governo irá divulgar a lista de nomes dos beneficiários que terão seus pagamentos suspensos a partir da folha de pessoal a ser paga em março.

O restabelecimento dos salários só ocorrerá após a devida regularização da situação cadastral do beneficiário. Vale destacar que a lista dos beneficiários que precisam regularizar sua situação já está disponível na edição de sábado (13) do Diário Oficial do Estado.

Leia mais: Caixa Tem libera PIX de R$ 900 para beneficiários do Bolsa Família!

Suspensão de pagamentos afeta serviços de saúde

Conforme o Ipsemg, os cidadãos que tiverem suas pensões ou aposentadorias suspensas estarão impossibilitados de utilizar os serviços oferecidos pela rede de saúde do instituto.

Tal medida se dá em função da impossibilidade de realizar o desconto nas folhas de pagamento para o custeio dos serviços assistenciais. O Censo Previdenciário do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS-MG) é, portanto, uma obrigatoriedade para a manutenção dos serviços previdenciários e assistenciais oferecidos pelo estado.

Informações da radio

Conhecida como a ‘Rádio de Minas‘, a Itatiaia mantém o público informado sobre tudo no que se refere ao futebol mineiro, política, economia e outras informações relevantes do Estado. A Itatiaia está sempre presente para noticiar o que é necessário para a população.