Jornal dia
Seu jornal de notícias

URGENTE! Serasa pode cancelar o seu CPF! Saiba como evitar aqui!

0

Existem diferentes cenários que podem levar ao cancelamento do Cadastro de Pessoa Física (CPF) em território brasileiro. O uso duplicado do documento e decisões judiciais são algumas das situações que podem levar ao cancelamento deste documento vital para a identificação dos contribuintes no país.

Leia mais: MUDANÇAS no Voa Brasil deixa brasileiros na Mão!

O que pode levar o CPF a ser cancelado pelo Serasa?

O Serasa, principal órgão de proteção ao crédito do país, em comunicado oficial, destacou duas situações que podem levar ao encerramento do CPF.

Uma delas ocorre quando um indivíduo é flagrado usando dois números diferentes de CPF. Esta infração é considerada grave e é criminalizada pelo estado, sendo uma prática que abre as portas para o ocorrer de fraudes e outras irregularidades.

Quando essa duplicidade no uso de CPF é identificada, o documento é automaticamente cancelado. Cada pessoa deve ter somente um CPF para uso individual, por isso, caso se detecte a situação de duplicidade, é imprescindível regularizar a situação o mais rápido possível para evitar problemas futuros.

Serasa
Serasa

Decisões judiciais também podem levar a encerramento do CPF pelo Serasa?

Outra situação que pode levar ao cancelamento do CPF é uma ordem judicial, decorrente de casos de crimes financeiros ou outras irregularidades consideradas graves. Para o cancelamento ocorrer é necessária a conclusão de um processo legal. O titular do documento deve ser notificado e tem o direito de defesa e de apresentar argumentos de justificativa.

Há, ainda, outros motivos que podem alterar a situação cadastral do CPF. Estes são divididos em seis categorias diferentes:

  1. Regular;
  2. Pendente de regularização;
  3. Suspensa;
  4. Cancelada;
  5. Titular falecido;
  6. Nula;

Como regularizar o CPF e evitar o Serasa?

Caso o CPF esteja em situação pendente de regularização ou suspensa, é importante procurar informações de como proceder junto à Receita Federal. Assim, se assegura a correta regularização do documento, evitando-se maiores problemas.

Entender as circunstâncias e situações nas quais seu CPF pode ser cancelado é fundamental para manter a regularidade do seu documento, e evitar complicações tributárias e legais. Portanto, sempre que necessário, busque orientação junto à Receita Federal para manter seu CPF regularizado.

Leia mais: Como solicitar a Carteira do Idoso? Tenha benefício vantagens e benefícios EXCLUSIVOS!