Vale-Gás NÃO é para TODOS! Veja Como Verificar seu Status!
No que diz respeito ao programa do vale-gás, temos observado uma diminuição significativa no número de famílias beneficiadas. Inicialmente implementado durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), o programa infelizmente não recebeu investimentos suficientes para aumentar o número de pessoas contempladas. De fato, houve uma redução de 100 mil famílias que receberam o benefício em outubro, comparado com o mês de dezembro.
Para se ter uma noção, o total de famílias beneficiadas pelo vale-gás em fevereiro era de 5,95 milhões, um número que se manteve estável comparado ao ano anterior. Entretanto, em outubro de 2023, esse número já havia caído para 5,5 milhões, e em dezembro, caiu ainda mais, para 5,4 milhões de famílias recebendo o benefício.
Por que ocorreu o corte no número de beneficiados?

O Ministério do Desenvolvimento Social alega que os cortes foram necessários devido a fraudes nos pagamentos. Ou seja, havia pessoas recebendo o benefício sem de fato ter o direito a ele.
Leia mais: Evite Cobrança de parcela do 13º Salário dos Escritórios Contábeis!
Como posso receber o Vale-gás?
Diferentemente do Bolsa Família, não existe um canal direto de inscrição para o vale-gás. O que as pessoas interessadas em receber o benefício devem fazer é se inscrever no Cadastro Único e manter seus dados sempre atualizados. A partir dessas informações, o governo fará a seleção de novos beneficiados. São elegíveis para receber o auxílio, equivalente a 100% da média nacional de preço do gás de cozinha de 13 kg, aqueles que estão no Cadastro Único e cuja renda familiar seja de, no máximo, meio salário mínimo por pessoa da família.
Leia mais: Gaste R$100 na Nubank e concorra a prêmios de até R$200 mil! Não perca!
Como posso consultar se vou receber o vale-gás?
Para descobrir se você está entre as 100 mil famílias que foram cortadas do programa do vale-gás, é possível fazer uma consulta online. O pagamento do auxílio é realizado em meses alternados, de modo que o próximo pagamento ocorrerá em fevereiro, e aqueles que não receberam terão uma nova oportunidade.
Os beneficiados podem conferir se receberão o vale-gás por meio do:
1. Aplicativo Bolsa Família, informando o número do CPF.
2. Aplicativo Caixa Tem, na opção “consultar saldo”.
3. Aplicativo Meu CadÚnico.
4. Ligação para a Caixa, pelo número 111.
5. Ligação para o Ministério do Desenvolvimento Social, pelo número 121.