Jornal dia
Seu jornal de notícias

Valor do Abono PIS/PASEP 2024 foi alterado? Saiba como consultar!

0

Vez novamente o cenário financeiro brasileiro oscila. Em fevereiro de 2024, o abono PIS/PASEP começará a ser distribuído. Antes, a previsão do Ministério do Trabalho e Emprego era de que 24,5 milhões de brasileiros receberiam o benefício, com o valor máximo previsto sendo o equivalente a um salário mínimo.

Expectativa essa que criou uma esperança na população de que o valor do abono pudesse alcançar R$ 1.421. Contudo, os planos foram alterados e o valor previsto sofreu uma queda.

Tecnicamente, o valor do abono PIS/PASEP é calculado com base na quantidade de meses trabalhados no ano-base (2022), multiplicado por 1/12 do valor vigente do salário mínimo.

Em resumo, a cada mês de trabalho, o valor a ser recebido aumenta, seguindo a lógica de 2 meses trabalhados, correspondendo a 2/12 do piso salarial nacional, e assim sucessivamente até o montante integral com 12 meses de trabalho.

O que alterou o valor previsto do Abono PIS/PASEP?

Valor do Abono PIS/PASEP 2024 foi alterado? Saiba como consultar!
Valor do Abono PIS/PASEP 2024 foi alterado? Saiba como consultar!

Acontece que, em agosto, o governo federal encaminhou ao Congresso Nacional o plano orçamentário para 2024. No documento, havia a proposta de estabelecer o salário mínimo em R$ 1.421.

Para atingir esse valor, foi utilizada como base de cálculo uma estimativa prévia do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) para 2023, além do resultado do PIB (Produto Interno Bruto) do ano anterior, de 2022.

Entretanto, o valor do INPC, considerando os 12 meses até novembro, teve uma queda. Como consequência, isso afetará o reajuste que será aplicado no salário mínimo e no valor a ser pago no abono PIS/PASEP.

Leia mais: Evite problemas com o Caixa Tem! Confira novidades para se manter atualizado!

Como verificar o valor a ser recebido?

De que forma cada trabalhador saberá o valor a ser recebido pelo abono PIS/PASEP, assim como o mês de liberação e se realmente tem direito ao benefício. Para essas e outras informações, é possível fazer uma consulta simples através dos sistemas a partir de janeiro, quando os dados devem ser atualizados.

Leia mais: Problemas com o INSS? Você pode ligar para lá! Entenda como funciona!

Como pode ser feita a consulta?

A consulta pode ser feita pela Carteira de Trabalho Digital. Após o login, basta escolher a opção “Benefícios” no menu e em seguida “Abono salarial”, filtrar a pesquisa pelo ano-base 2022 e a informação ficará disponível.

Apesar da decepção causada pela quebra de expectativa em relação ao valor do abono, ainda é crucial esse suporte financeiro para milhares de brasileiros que contam com ele para reorganização financeira anual.