Jornal dia
Seu jornal de notícias

Veja Agora Como investir corretamente seu Décimo Terceiro este ano!

0

Está chegando uma época do ano que faz brilhar os olhos de muitos trabalhadores brasileiros: a liberação do décimo terceiro salário. Até o dia 30 de novembro, a primeira parcela deverá estar na conta de cada empregado com vínculo registrado. Até 20 de dezembro, a segunda parcela também deve ser efetuada. Esta injeção de dinheiro extra entra em cena em muitos lares brasileiros juntamente com outros bônus, como participação em lucros. Diante deste influxo financeiro, especialistas consultados pela EXAME Invest salientam a importância de um planejamento financeiro eficiente para a melhor utilização deste valor.

De acordo com Fabio Louzada, economista, analista CNPI e planejador financeiro CFP, não é fundamental que todo o décimo terceiro seja destinado a investimentos. Na presença de qualquer dívida, a prioridade deve ser a sua quitação, principalmente se houver cobrança de juros. Além disso, uma parte do dinheiro extra pode ser alocada para os gastos de final de ano, como Natal e Ano Novo. No entanto, Louzada enfatiza a relevância de reservar uma parcela para investimentos.

Como investir o décimo terceiro?

“Estabelecer um limite máximo para gastos ajuda a evitar que todo o valor do décimo terceiro seja consumido, sem nenhum planejamento para investimentos”, sugere o analista. Quando a situação financeira já está equilibrada e as despesas controladas, João Ferreira, especialista em renda fixa e sócio da One Investimentos, sugere que o valor integral do décimo terceiro seja aplicado em investimentos. Ele pontua que esse dinheiro extra é um acréscimo e, se não há gastos excessivos previstos para o final do ano e se já existe uma reserva para pagamento de contas, o ideal é investir todo o décimo terceiro.

Leia Mais: Nova atualização do WhatsApp: versão beta apresenta interface reformulada!

Quais são as melhores opções para investir o décimo terceiro?

Para quem está começando na prática de investir e possui um perfil mais conservador, a renda fixa é uma recomendação comum. Marcos Piellusch, professor da FIA Business School, indica como primeira opção o Tesouro IPCA. De acordo com o especialista, o momento atual é propício para adquirir estes títulos, eles apresentam um rendimento real superior a 5% ao ano, ou seja, 5% acima da inflação. Além disso, para 2024, já é esperada uma inflação maior, o que torna o ativo atrelado ao IPCA ainda mais interessante.

Ou seja, organizar o décimo terceiro e investi-lo corretamente, traz benefícios que vão além do curto prazo, e podem assegurar uma estabilidade ainda maior para o futuro.

Leia Mais: Antecipação do 13º Salário para Servidores Públicos Estaduais é Anunciada: Veja Agora!