Jornal dia
Seu jornal de notícias

Veja como Renegociar o FIES 2023; quitar dívidas online pelo site ou app

0

A renegociação 2023 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que iniciou em 7 de setembro, é esperada para beneficiar 1,2 milhão de diplomados com débito deste empréstimo. Em formato semelhante ao programa Desenrola Brasil, o objetivo é auxiliar brasileiros a quitarem suas dívidas recuperando seu equilíbrio financeiro.

O público-alvo são estudantes que formalizaram contratos com o Fies até 2017 e estavam em atraso no dia 30 de junho de 2023. Para participar, basta comparecer a uma agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, ou aou acessar o site, oucessar o site ou o aplicativo da Caixa, disponível para Android e iOS.

Como renegociar a dívida do FIES 2023?

Veja como Renegociar o FIES 2023; quitar dívidas online pelo site ou app
Veja como Renegociar o FIES 2023; quitar dívidas online pelo site ou app

Os endividados podem dividir a dívida em parcelas e terão direito a reduções proporcionais à sua situação. Aqueles que estiverem no Cadastro Único (CadÚnico), e tiverem parcelas vencidas e não quitadas há mais de 360 dias, podem receber um desconto de até 99% do valor da dívida. Os demais estudantes podem reduzir até 77% do valor com a renegociação. O prazo para recorrer à Caixa ou ao Banco do Brasil termina em 31 de maio de 2024.

Leia mais: TODOS os titulares do Auxílio Brasil ganham INDENIZAÇÃO; Consulte AQUI!

Quais são as opções de desconto e parcelamento na renegociação do FIES 2023?

O programa propõe diferentes benefícios aos estudantes, sempre lembrando que as regras valem para contratos firmados até 2017 e que tenham entrado em processo de amortização no dia 30 de junho de 2023.

Leia mais: Fato ou Fake: Serasa Limpa Nome oferece ofertas para dívidas com mais de 5 anos? CONSULTE!

Quem são aqueles que poderão renegociar?

Aqueles que possuem débitos em atraso de até 90 dias receberão desconto de 12% no valor principal para pagamento à vista, sem permissão de parcelamento. Se os atrasos forem entre 90 e 359 dias, haverá direito ao mesmo desconto para a quitação à vista. Aqueles que estão devendo há mais de 360 dias e sejam beneficiários do CadÚnico ou do Auxílio Emergencial em 2021 com mais de cinco anos de atraso, receberão uma redução de 99% no valor principal.

Os estudantes com inadimplência acima de 360 dias e beneficiários do CadÚnico ou do Auxílio Emergencial em 2021 terão desconto de 92% para quitação à vista. O restante dos estudantes com atraso superior a 360 dias terão 77% de desconto.

Na renegociação do Fies 2023, será possível parcelar em até 15 vezes com valor mínimo de R$ 200 por parcela, com correção da taxa SELIC. Os estudantes também podem parcelar em até 150 prestações mensais e sucessivas com parcela mínima de R$ 200, com perdão dos juros e multas contratuais. Nesse caso, é necessário ter um fiador e fazer a negociação preferencialmente numa agência.