Veja COMO vai funcionar o Programa Pé de Meia!
O presidente Lula sancionou nesta terça-feira (16), um programa que visa estimular a permanência dos estudantes do ensino médio da rede pública. O programa, chamado de Bolsa Pé de Meia, oferecerá incentivos financeiros aos alunos para continuarem sua jornada educacional.
Quem pode receber a Bolsa Pé de Meia?

A bolsa será direcionada para estudantes de baixa renda, matriculados no ensino médio de escolas públicas. O programa também incluirá alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com idades entre 19 e 24 anos. O critério para participar do programa é que os estudantes pertençam a famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
Leia mais: Caixa Tem libera PIX de R$ 900 para beneficiários do Bolsa Família!
Como funciona o Programa Pé de Meia?
Os valores definidos para a Bolsa Pé de Meia ainda não foram divulgados. O Ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que os estudantes no terceiro ano do ensino médio receberão um incentivo adicional para a realização do Enem. O objetivo da iniciativa é incentivar o acesso e a permanência dos jovens nas escolas, sobretudo em um ano com maior registro de evasão, abandono e reprovação escolar.
Quando iniciará o pagamento?
A previsão é que os estudantes comecem a receber os depósitos na poupança a partir de março. O programa Pé de Meia espera beneficiar cerca de 2,5 milhões de jovens, abrangendo alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio. Além disso, haverá adicionais para os alunos do 3º ano que fizerem o ENEM.
Leia mais: Novas Instruções da Receita Federal para CPF! VEJA Todas as Novidades!
Por que a Bolsa Pé de Meia é importante?
O lançamento da Bolsa Pé-de-meia representa uma importante estratégia para combater a evasão escolar ao fornecer suporte financeiro aos estudantes, permitindo que eles superem desafios socioeconômicos. A medida visa não só garantir a conclusão do ensino médio pelos jovens, mas também prepará-los para um futuro profissional mais sólido, combatendo a realidade atual: 11% dos brasileiros de 11 a 19 anos estavam fora da escola em 2022, segundo dados do Ipec.