Voa Brasil é um fracasso? Vendas das passagens não passam de 0,1%
Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos do Brasil, comunicou nesta terça-feira que o programa Voa Brasil vendeu apenas 3 mil passagens desde seu lançamento na semana passada. Destinado a oferecer passagens aéreas a R$ 200 para aposentados do INSS, o programa apresentou um início modesto, com as vendas representando apenas 0,1% do total de passagens disponibilizadas.
O programa, lançado em 24 de julho de 2024, disponibilizou inicialmente 3 milhões de passagens no site oficial. “Até ontem, já foram vendidas 3 mil passagens. Tivemos 50 mil acessos e 3 mil vendas. Isso vai se iniciando a venda na medida que as pessoas forem procurando“, explicou o ministro em entrevista ao G1. Ele destacou que a ideia é que as [empresas] aéreas e o Ministério façam um trabalho de comunicação adequado para atrair mais interesse.

Quais São os Objetivos do Programa Voa Brasil?
O Voa Brasil foi criado com o intuito de democratizar o acesso ao transporte aéreo para aposentados do INSS que não viajaram nos últimos 12 meses. Ao ofertar passagens a preços reduzidos, o programa visa preencher as vagas ociosas nos aviões, que historicamente representam de 15% a 20% dos assentos.
De acordo com Tomé Franca, secretário nacional de Aviação Civil do Ministério dos Portos e Aeroportos, as passagens baratas são resultantes de um acordo entre as companhias aéreas e o governo federal. “A intenção é que esses assentos não fiquem vazios e, ao mesmo tempo, permitam que os aposentados realizem viagens com preços mais acessíveis”, afirmou o secretário.
Por que as Vendas Estão Baixas?
O programa enfrentou diversos adiamentos antes do lançamento, o que contribuiu para a redução das expectativas do público. Além disso, a promoção e divulgação do Voa Brasil continuam em fase inicial, com muitos aposentados testando o programa. “Agora, nossa meta é intensificar a comunicação para que mais pessoas saibam e confiem no programa”, comentou o ministro Silvio Costa Filho.
Como Funciona o Voa Brasil?
Para participar do programa, os aposentados do INSS devem acessar o site oficial do Voa Brasil e seguir alguns passos simples:
- Registrar-se no site com informações pessoais e comprovante de aposentadoria do INSS.
- Escolher a rota e a data desejada para a viagem.
- Verificar a disponibilidade de assentos ociosos na data selecionada.
- Confirmar a compra e realizar o pagamento de R$ 200 por cada passagem.
A iniciativa não gera custos para o país, sendo considerada uma ação pedagógica para incluir mais brasileiros aposentados no transporte aéreo. “O mais importante é que apresentamos algo ao Brasil sem custo para o país, foi uma ação pedagógica de incluir brasileiros aposentados para viajar pela aviação”, reforçou o ministro.
Quais as Expectativas Futuras para o Programa?
Apesar do início tímido, o governo federal e as companhias aéreas esperam que o Voa Brasil ganhe mais popularidade com o tempo. A estratégia inclui campanhas de comunicação mais intensas para informar e atrair o público-alvo. “Acreditamos que, com uma divulgação apropriada, mais aposentados irão se beneficiar dessas passagens subsidiadas”, concluiu Tomé Franca.
Para mais informações, os interessados podem acessar o site do programa e verificar todas as regras e condições para a aquisição das passagens.
O sucesso do programa Voa Brasil dependerá, sem dúvida, de uma maior adesão e confiança da população. Vamos acompanhar de perto os próximos passos dessa iniciativa que promete revolucionar o acesso ao transporte aéreo no Brasil.