Voa Brasil: Em Meio a Atrasos, Lula Critica Preço das Passagens Aéreas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aproveitou um recente encontro com prefeitos na capital federal para tocar em um assunto de grande interesse público: o custo altíssimo das passagens aéreas no Brasil. Durante o evento, que também destacou parcerias para combater desmatamento na Amazônia, o presidente não deixou de expressar seu reconhecimento aos prefeitos pelo esforço em participar da reunião durante um período de tarifas aéreas elevadas.
“Parabéns a todos os prefeitos e prefeitas que realizaram o grande sacrifício de deixar suas cidades e viajar até aqui com os preços das passagens de avião exorbitantes”, declarou Lula. Essa pauta ganhou destaque simultâneo ao lento progresso do programa “Voa Brasil“, anunciado originalmente como uma solução para esta questão ainda no começo de 2023.
Qual é o plano do programa “Voa Brasil”?
Lançado primeiro pelos planos do então ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, o “Voa Brasil” teve como objetivo inicial facilitar aquisições de passagens aéreas a um custo reduzido de R$ 200. Apesar de sua relevância, o programa sofreu diversos atrasos sido posto em espera várias vezes, o que gerou incertezas e estranhamento tanto no mercado quanto entre os responsáveis políticos.
O que esperar para os próximos meses?
Após a substituição de França por Silvio Costa Filho no controle do ministério, a nova administração prevê a ativação oficial do “Voa Brasil” ainda neste mês. O plano é de que o programa beneficie inicialmente 21 milhões de aposentados do INSS e 700 mil estudantes do ProUni, especialmente aqueles que não viajaram de avião nos últimos 12 meses ou que nunca tiveram essa experiência.
Como o programa cogita reduzir os custos?
Interessante ressaltar que o governo federal descartou a possibilidade de usar subsídios ou fundos públicos diretamente para diminuir os preços das passagens. A estratégia será aproveitar os assentos ociosos das aeronaves, que, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de 2023, giravam em torno de 20% nos meses de menor demanda. As empresas Latam, Gol e Azul já confirmaram participação, o que pode significar uma maior capilaridade na implementação do programa.
Benefícios esperados com o “Voa Brasil”
- Emissão de cinco milhões de passagens a preço reduzido
- Ampliação do acesso ao transporte aéreo para populações de baixa renda
- Democratização das viagens aéreas no país
- Melhores taxas de ocupação para as companhias aéreas durante a baixa temporada
O anúncio dessa renovação de esperança para um transporte aéreo mais acessível vem em um momento crítico, no qual a população enfrenta não justamente a inflação geral, mas também a alta específica nos custos associados a viagens. Resta agora acompanhar a implementação efetiva do “Voa Brasil” e observar como as medidas propostas impactarão a mobilidade aérea nacional.