Você Pode Ter Dinheiro Escondido nas Cotas do PIS/PASEP! CONFIRA!
Se você foi profissionalmente ativo entre 1971 e 1988, temos ótimas notícias! É possível que você esteja apto a receber as cotas referentes ao PIS e ao PASEP. Estes fundos, que são semelhantes ao atual FGTS, representam uma forma de poupança compulsória que muitos trabalhadores contribuíram na época. Vamos entender mais sobre isso!
Durante esse período, empregadores contribuíram para esses fundos em nome de seus funcionários e muitos trabalhadores realizaram contribuições diretas. Portanto, caso você tenha contribuído durante esse período e ainda não fez o saque, você poderá ter direito a essas cotas!
Quem tem direito a receber as Cotas do PIS/PASEP?

Para ter direito às cotas, é preciso que o indivíduo tenha trabalhado no setor privado ou público entre 1971 e 1988 e tenha feito contribuições para o Fundo PIS/PASEP. Além disso, algumas condições adicionais devem ser cumpridas:
- O contribuinte deve possuir saldo nas cotas do Fundo PIS/PASEP;
- Para homens, é necessário ter 60 anos ou mais. Já para as mulheres, é exigido ter 62 anos ou mais;
- Não ter realizado o saque do saldo anteriormente.
Leia mais: INSS oferece 1.600 vagas de estágio em Concurso! Não Perca!
Como posso saber se tenho direito às cotas?
A verificação é simples. Primeiro, é necessário identificar a qual fundo de garantia você esteve vinculado (PIS ou PASEP). Em seguida, você deve acessar o portal da Caixa Econômica Federal (para o PIS) ou do Banco do Brasil (para o PASEP). Esses sites possuem ferramentas para verificar o saldo das cotas. Você precisará ter em mãos o número do seu CPF e/ou o número do PIS/PASEP. Lembrando que, caso nunca tenha realizado o saque dessas cotas, você pode estar apto a receber esse montante agora.
Outra alternativa para consultar os valores das cotas é através do aplicativo do FGTS. Para isso, basta abrir o aplicativo, selecionar a opção “Outras Situações de Saques”, clicar em “PIS/PASEP” e escolher a modalidade para trabalhadores ou para trabalhadores já falecidos. É possível consultar os valores e verificar a possibilidade de resgate diretamente pelo celular.
Leia mais: Salário Mínimo Já está com Valor e Data para COMEÇAR o reajuste em 2024! VEJA
E como faço para verificar a disponibilidade das Cotas?
Além disso, é possível verificar a disponibilidade das cotas pessoalmente. Para isso, se as contribuições foram para o PIS, basta ir até uma agência da Caixa Econômica Federal com um documento de identificação e o número do PIS.
Caso o contribuinte tenha direito ao PASEP, deve comparecer a uma agência do Banco do Brasil com um documento de identificação e o número do PASEP. Lá, será realizada a verificação e se estiver tudo ok, você pode solicitar o saque das cotas.
No período entre 1971 e 1988, muitos trabalhadores contribuíram com esses fundos, que são uma espécie de poupança compulsória e que, possivelmente, muitos deles ainda não sabem de sua existência. Portanto, se você está dentro desse grupo, vale a pena fazer a verificação e ver se tem direito à essa reserva financeira!