Você tem DIREITO a remédios de GRAÇA pela Farmácia Popular! Saiba como
Com uma proposta inovadora e ampliada, o programa Farmácia Popular retorna ao cenário, mantendo-se firme na missão de facilitar o acesso à saúde da população brasileira. Trazendo uma nova perspectiva de atuação, o Governo Federal promete estender o programa a mais de 21,25 milhões de famílias, já participantes do programa Bolsa Família. Mas atenção, o benefício não será exclusivo a essas famílias, alcançando um público ainda mais abrangente.
Em junho deste ano, uma iniciativa do Ministério da Saúde proporcionou gratuitamente uma lista de 40 medicamentos para os beneficiários do Bolsa Família. Esta ação colocou em destaque o cuidado com a saúde dos mais necessitados, podendo impactar diretamente mais de 55 milhões de pessoas.
Programa Farmácia Popular: fazendo a diferença na saúde da população brasileira

Criticas foram feitas pelo presidente Lula à administração anterior, pontuando a falta de investimentos adequados na Farmácia Popular. Entretanto, com essa ampliação do programa, espera-se amenizar as dificuldades financeiras das famílias mais carentes, fornecendo medicamentos necessários para garantir a saúde da população e promover uma melhor qualidade de vida.
Leia Em Seguida: URGENTE: Trabalhadores passarão a receber o PIX diretamente do saldo disponível no FGTS
Será que os benefícios do programa Farmácia Popular são para você?
Muitos não têm ciência do acesso a medicamentos gratuitos para uma parcela considerável da população, existente antes mesmo da parceria com o programa Bolsa Família. Esse benefício era garantido simplesmente apresentando a prescrição médica na farmácia ou farmácias parceiras do programa.
Quais são os medicamentos oferecidos pelo Programa Farmácia Popular?
Existem duas categorias de medicamentos oferecidos pelo programa. Na primeira, os medicamentos são disponibilizados de forma completamente gratuita. Já na segunda categoria, embora estejam disponíveis com descontos, o pagamento não é totalmente isento. Para aqueles que estão inscritos no programa Bolsa Família, mesmo na segunda categoria, estão isentos de qualquer pagamento.
Para ter acesso a esses benefícios, basta encontrar uma farmácia credenciada próximo a você e apresentar a receita médica correspondente aos medicamentos prescritos. Lembrando que os beneficiários do programa Bolsa Família deverão apresentar o cartão do programa ou qualquer outra forma de identificação válida.
Além da Farmácia Popular, o governo tem desenvolvido estratégias para reduzir o preço dos medicamentos em geral. Desde o início do ano 2000, as alíquotas de PIS e Cofins aplicadas aos medicamentos tarja preta e vermelha, ou seja, aqueles que são vendidos apenas mediante prescrição médica, foram reduzidas a zero.
Leia Em Seguida: Golpistas usam o Programa Desenrola Brasil para fraudes: saiba como se proteger!