WhatsApp lança login com chaves de acesso na versão para Android
A garantia de segurança dos dados dos usuários sempre foi um grande foco para o WhatsApp. A chegada das chaves de acesso na versão estável do aplicativo para Android leva a segurança a um novo patamar. De acordo com o perfil oficial do app, elas estão disponíveis para todos os usuários, substituindo a tradicional autenticação de dois fatores via SMS.
Este novo recurso visa facilitar e tornar mais segura a entrada no aplicativo. Agora, ao invés de uma senha, os usuários poderão optar por diferentes métodos, como uso de biometria, reconhecimento facial ou PIN de segurança. Uma série de opções personalizáveis para garantir a privacidade do usuário.
WhatsApp: Como funciona a autenticação de dois fatores com chaves de acesso?

Revelado pelo próprio app na sua conta no X (ex-Twitter), o uso de chaves de acesso não obriga a renúncia do antigo método de autenticação em dois fatores. Os usuários ainda podem optar pelo tradicional SMS para confirmar sua identidade. No entanto, é inegável que as chaves de acesso apresentam uma alternativa muito mais segura e personalizável.
Na prática, ao utilizar um novo celular e informar o seu número de telefone, você terá a opção de usar uma chave de acesso para autenticar o novo aparelho. Isso significa mais segurança e praticidade para o usuário.
Leia Mais: INSS poderá atender segurados através do WhatsApp! Confira
Quando as chaves de acesso estarão disponíveis para iOS?
Por enquanto, a novidade das chaves de acesso está disponível apenas para usuários do sistema Android. Não há informações concretas sobre quando a funcionalidade estará disponível para dispositivos iOS. Além disso, nem todos os usuários do sistema operacional do Google tiveram acesso ao recurso de imediato – a distribuição deve ser feita de forma gradual.
Enquanto a funcionalidade não é liberada para todos, os usuários que atualizaram o app e ainda não receberam a opção de login com chaves de acesso só precisam aguardar. Enquanto isso, para somar à questão da segurança, vale conferir a opção de busca de mensagens que está em testes na versão web e a novidade que visa ampliar a privacidade de chamadas.