Jornal dia
Seu jornal de notícias

13º Salário do INSS 2023: tudo que você precisa saber!

0

O pagamento do décimo terceiro dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ainda está projetado para o segundo semestre de 2023, seguindo o planejamento secular e afastando-se dos eventos de 2022, onde o governo federal optou por ter o pagamento antecipado em maio e junho.

Quando será o pagamento do 13º salário do INSS?

Apesar de muitas pessoas estarem ansiosas pela antecipação do 13º salário do INSS como ocorreu no ano passado, segundo informações cedidas pelo INSS ao Valor, não há planos de antecipação para 2023. Seguindo o planejamento original, as duas parcelas do décimo terceiro serão pagas nos meses de agosto e novembro.

Quem tem direito ao 13º salário do INSS?

Todos os segurados e dependentes da Previdência Social que, durante o ano, tenham recebido auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão têm direito ao 13º salário.

Este pagamento anual funciona como uma bonificação extra, e no último ano beneficiou cerca de 32,5 milhões de pessoas, movimentando um cerca de R$ 62,7 bilhões na economia.

Leia Mais: Sonha com a casa própria? Veja como o Programa Minha Casa, Minha Vida pode te ajudar!

Como é calculado o 13º salário do INSS?

O valor do 13º salário do INSS é calculado com base no benefício mensal do mês de dezembro respectivo, sendo pago a cada indivíduo que se enquadra nos requisitos citados anteriormente

Leia Mais: Quais os valores do PIS/Pasep 2024? VEJA Tudo e Como Receber!

Como é feito o pagamento?

A bonificação do 13º salário é dividida e paga em duas parcelas. A primeira parcela, de até 50% do valor do benefício do mês, é paga em agosto e a segunda parcela, correspondente à diferença entre o valor total do abono anual e o valor da primeira parcela, é paga em novembro. Em ambos os casos, o pagamento é realizado junto com o benefício mensal.

Os beneficiários do INSS devem ficar atentos a esses prazos para um melhor planejamento financeiro e aproveitamento desse benefício extra. Portanto, se não houver mudanças nas diretrizes, os beneficiários do INSS devem esperar o pagamento do seu 13º salário no segundo semestre de 2023.