INSS quer o FIM DA IDADE MÍNIMA para aposentadoria? Entenda!
A aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem despertado o interesse de muitos brasileiros. Para se aposentar, é necessário completar uma idade mínima estabelecida e ter um determinado tempo de contribuição.
Contudo, as regras têm passado por alterações ao longo dos anos, gerando dúvidas… Será que é possível se aposentar sem alcançar a idade mínima? Vamos entender um pouco mais sobre esse assunto.
O que é a aposentadoria pelo INSS?

Antes de adentrarmos em detalhes, é importante compreender o que é a aposentadoria pelo INSS. O Instituto Nacional do Seguro Social, vinculado ao Ministério do Trabalho e Previdência, é a autarquia do Governo do Brasil responsável pelo recebimento das contribuições dos trabalhadores para a manutenção do Regime Geral de Previdência Social.
Leia Mais; Saques de R$ 956 em outubro pelo Caixa Tem: Confira se você tem direito!
Quais são as regras para se aposentar pelo INSS?
Até 2019, havia duas formas de se aposentar pelo INSS: por idade ou por tempo de contribuição. Contudo, a recente reforma da previdência mudou esse panorama. Agora, o requisito básico é a idade mínima, estabelecida em 65 anos para homens e 62 anos e seis meses para mulheres, ambos com pelo menos 15 anos de contribuição. Mas existem exceções…
Leia Mais: INSS anuncia Mudanças no Crédito Consignado para Aposentados do INSS
É possível se aposentar sem atingir a idade mínima?
Algumas categorias de trabalhadores podem se aposentar antes da idade mínima estipulada. Uma delas diz respeito aos indivíduos que tiveram exposição a agentes nocivos por 15, 20 ou 25 anos. Nesses casos, a idade mínima é reduzida para 60, 58 ou 55 anos. Professores também têm o privilégio de se aposentar mais cedo, com 60 anos para homens e 57 anos para mulheres, caso possam comprovar 25 anos de contribuição exclusivamente no exercício de funções de magistério na educação infantil, fundamental ou médio.
Para a aposentadoria rural, a idade mínima permanece sendo 55 anos para mulheres e 60 anos para homens, e é exigida uma contribuição de 15 anos.
Portanto, é preciso estar atento às regras de transição e às particularidades de cada categoria profissional para entender todas as possibilidades que o INSS oferece para a tão sonhada aposentadoria.