Fofoqueiras e mentirosas! Segundo estudo, as plantas não são nada bondosas com suas vizinhas
Plantas, assim como muitos outros organismos, têm maneiras complexas de se comunicar com seus vizinhos. No entanto, ao contrário de muitos animais que partilham informações diretas sobre ameaças, a comunicação entre plantas parece seguir um caminho mais astuto, potencialmente enganando para benefício próprio.
Um novo estudo traz à tona a intrigante possibilidade de que as plantas preferem adotar táticas de engano em vez de alertar umas às outras sobre ameaças iminentes. Essa abordagem pode ser comparada a uma fofoca, onde uma planta envia sinais falsos de perigo, forçando suas competidoras a gastar energia em defesas desnecessárias.
Como as Plantas Se Comunicam Entre Si?
As plantas não têm bocas ou ouvidos, mas se comunicam através de complexas redes subterrâneas de fungos micorrízicos, conhecidas como rede ampla da madeira. Esses fungos estabelecem conexões simbióticas com as raízes das plantas, trocando nutrientes valiosos. Essa rede serve como um meio de troca de informações críticas, especialmente em situações de perigo.
Quando uma planta é atacada por herbívoros ou patógenos, ela pode influenciar plantas conectadas a aumentar suas defesas. No entanto, o real motivo por trás disso ainda é debatido. A evolução parece indicar que as plantas não compartilham informações voluntária e altruisticamente, já que não há ganhos evidentes para todas as partes.

Engano ou Reação Involuntária?
Os pesquisadores desenvolveram modelos matemáticos para testar a hipótese de altruísmo entre plantas. A pesquisa concluiu que há poucas razões para que uma planta alerte conscientemente suas vizinhas. Na realidade, elas podem se beneficiar ao enganar suas oponentes, forçando-as a mobilizar defesas custosas sem necessidade real.
Qual a explicação para o envio dos sinais?
Existem duas explicações para os sinais enviados:
- As plantas podem não consigui controlar a emissão desses sinais de ataque, assim como os humanos não conseguem evitar se envergonhar;
- Os fungos micorrízicos podem desempenhar um papel fundamental, alertando as plantas conectadas sobre ataques detectados, beneficiando assim não somente as plantas, mas também a si próprios, mantendo seus hospedeiros saudáveis.
Os Fungos como Facilitadores das Fofoqueiras?
Acredita-se que os fungos micorrízicos escutem os sinais das plantas e disseminem essas informações. Eles têm interesse em preservar a integridade de suas fontes de carboidratos, ou seja, as plantas hospedeiras. Tais interações levam à questão de saber se as plantas realmente enviam sinais intencionais ou se são meras transmissoras passivas em uma rede fúngica eficiente.
Embora haja evidências de comunicação subterrânea, ainda não está claro se as plantas comunicam ativamente avisos umas às outras. Poderiam, ao invés disso, estar meramente espreitando o estado de suas vizinhas, da mesma forma que alguém bisbilhotaria por uma cerca.