Jornal dia
Seu jornal de notícias

Emissão de 1ª CNH aumenta 280%: Veja todos os detalhes!

0

A recente explosão do número de emissões da primeira CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em Campinas e em outras quatro cidades da região, para o público entre 36 e 45 anos, tem causado uma onda de surpresa entre os especialistas no assunto. Os dados mais recentes do DETRAN, Departamento Estadual de Trânsito, indicam que essa faixa etária é a que mais tem buscado garantir a habilitação para dirigir.

Nos primeiros oito meses de 2023, a emissão de carteiras nesta faixa etária teve um aumento espantoso de 279%, em relação ao mesmo período de 2020. Essa afirmação veio a público a partir de um levantamento feito pelo próprio DETRAN, preenchendo os olhos de especialistas, sociólogos e economistas com novos insights sobre as mudanças comportamentais da nossa sociedade.

O que está por trás desse aumento?

O economista Roberto Brito, da PUC-Campinas, enxergou nestes dados um sintoma do novo mercado de trabalho: mais competitivo e exigente. Segundo Brito, os profissionais precisam ser multifuncionais e isso inclui a habilidade de dirigir. Para ele, pessoas acima dos 36 anos estão buscando a CNH como forma de complementação de renda e empregabilidade após a pandemia.

Leia Mais: Saque do Abono Salarial PIS/Pasep de 2023 ATÉ Dezembro; Não Perca!

Delivery: Uma nova oportunidade de trabalho

Nos últimos anos, os aplicativos de delivery tiveram um crescimento significativo, sobretudo no período da pandemia. Com o aumento do desemprego, muitas pessoas buscaram nesse ramo uma alternativa para garantir uma fonte de renda. Roberto Brito aponta que o crescimento na procura pela CNH nessa faixa etária tem ligação direta com o boom dos aplicativos e novas oportunidades de trabalho. “As pessoas fazem a habilitação para poder subir numa moto e fazer entregas”, complementa o especialista.

Ao olharmos para os números, podemos visualizar um cenário mais claro do nosso contexto social e econômico. Vimos que o mercado e as circunstâncias da pandemia vêm forçando mudanças de comportamento em vários segmentos da população. Essas alterações não se limitam apenas à busca pela CNH, mas também ao modo como as pessoas se relacionam com o trabalho e as novas oportunidades que surgem nesse cenário adverso. Tanto Campinas quanto as outras cidades do levantamento estão nos mostrando uma nova face dos impulsos econômicos e das demandas do mercado de trabalho.

Leia Mais: Descubra como Antecipar o PIS/PASEP 2023 e Garanta Seu Direito ao Abono Salarial!