Jornal dia
Seu jornal de notícias

Veja o Saque-Aniversário do FGTS 2023: Acesso, Consulta e Mudanças!

0

O saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para 2023 já está com calendário determinado para consulta desde dezembro de 2022, permitindo aos trabalhadores uma previsão de quando vão receber os valores. Mas você sabe quem tem direito a esse saque? Como funciona? E se ele vai terminar em breve?

A modalidade é opcional e o mês de aniversário de cada cidadão determina a liberação dos valores. Os trabalhadores que estão no regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) podem acessar este benefício. Mas é importante lembrar: quem decide sacar o dinheiro do saque-aniversário perde direito a essa opção em casos de demissão. Portanto, tenha isso em mente!

O que é e como funciona o saque-aniversário?

Veja o Saque-Aniversário do FGTS 2023: Acesso, Consulta e Mudanças!
Veja o Saque-Aniversário do FGTS 2023: Acesso, Consulta e Mudanças!

O saque-aniversário é uma escolha que permite a retirada do FGTS referente ao mês de nascimento do trabalhador. Este saque segue o calendário determinado pelo banco, sendo disponibilizado até dois meses após o primeiro dia útil relacionado à data de aniversário do colaborador. A solicitação de adesão à modalidade é realizada pelo aplicativo da Caixa, assim como a consulta do saldo disponível.

De acordo com o saldo de cada conta, existe um limite para cada retirada: para as contas com saldo até R$ 500, será liberado até 50% do saldo. Quem possui um valor maior na conta, os saques serão acrescidos de uma parcela fixa. Significa que, quanto maior o saldo disponível, menor o percentual de saque. Por exemplo, se você tiver na sua conta R$ 5 mil, poderá sacar somente até 20% do valor.

Leia mais: Aguardando a definição do calendário do PIS 2024!

Quem tem direito ao saque-aniversário e como consultá-lo?

Todos os trabalhadores que estão no regime de CLT podem fazer o saque-aniversário, desde que optem pela modalidade. A adesão é feita pelo FGTS APP, disponível para Android ou iOS. O saldo também poderá ser consultado pelo aplicativo FGTS da Caixa.

Para acessar, é necessário se registrar no próprio aplicativo com o CPF. No início do aplicativo, ao fazer login, o usuário poderá visualizar o saldo total e o extrato mês a mês. Para simular o saque, basta tocar em “Saque Aniversário do FGTS”, escolher a “modalidade saque-aniversário” e, em seguida, clicar para simular o valor do saque.

Leia mais: Caixa libera pagamento do Bolsa Família: Veja agora!

Haverá mudanças no saque-aniversário a partir deste ano?

Na última quarta-feira (4), o novo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, informou ao jornal O Globo que pretende finalizar a modalidade do saque-aniversário do FGTS durante sua gestão. Segundo Marinho, ao fazer os saques, os cidadãos perdem a possibilidade de acessar a quantia em momentos de necessidade, como nos casos de demissão, o que pode ser um problema maior a longo prazo. Até o momento, contudo, não há confirmação de que o fim da modalidade será efetuado já em 2023.

Portanto, se você é trabalhador e possui dinheiro no FGTS, fique atento às mudanças e se informe sobre as condições da modalidade saque-aniversário. É fundamental entender bem as suas implicações antes de optar por ela.