Jornal dia
Seu jornal de notícias

Aguardando a definição do calendário do PIS 2024!

0

Os trabalhadores brasileiros que têm direito ao abono do Programa de Integração Social (PIS) ainda aguardam a divulgação das datas de início do pagamento do benefício de 2024, referente ao ano-base 2022. Este atraso ocorre em virtude de um descompasso no cronograma do PIS/PASEP, causado pela pandemia. Tal situação gerou uma ampliação do interstício entre o ano-base e a época de recebimento para dois anos.

Tradicionalmente, o calendário do PIS do ano subsequente é liberado no final de dezembro. Entretanto, até o presente momento, ainda não foram divulgadas nem as datas de pagamento do PIS ano-base 2022, nem o montante das parcelas que serão pagas.

Como é determinado o valor do PIS/PASEP?

O valor do benefício PIS/PASEP é estipulado com base no salário mínimo vigente no ano do pagamento. Dessa forma, o montante do PIS 2024 só será conhecido após o governo Lula (PT) divulgar o piso salarial de 2024.

É pertinente frisar que, assim como em anos anteriores, a maior quota do PIS 2022 será concedida aos trabalhadores que estiveram em atividade com carteira assinada durante todos os 12 meses do respectivo ano-base.

Leia Mais: Salário Mínimo 2024 com Aumento de 7,65%: Veja todas as novidades!

Quais são as condições para receber o PIS de 2022?

Para ter direito ao abono do PIS do ano-base 2022, é preciso se enquadrar em algumas exigências. Os profissionais que se encaixem nestes requisitos precisam ficar atentos às informações oficiais que serão divulgadas pelo governo, para saberem quando terão o direito de receber o benefício do PIS referente ao ano-base 2022.

Lembrando que todas as atualizações a respeito do calendário de pagamentos serão disponibilizadas pelas autoridades competentes nos veículos oficiais de comunicação. Dessa forma, é possível se informar corretamente e não perder os prazos.

Atualmente, não se sabe dizer quando exatamente o calendário será divulgado, tendo em vista o período atípico causado pela pandemia. No entanto, espera-se que o anúncio ocorra ainda no primeiro semestre de 2024, permitindo que os trabalhadores que têm direito ao abono possam se programar para receber o benefício.

Reforçamos que o PIS é um benefício de suma importância para a classe trabalhadora, sendo um recurso extra que pode ajudar no orçamento familiar. Portanto, é imprescindível ficar atento aos anúncios oficiais para não perder o tempo adequado para o saque.

Leia Mais: Calcule agora o seu Décimo Terceiro Salário com tudo que tem direito!