É Inscrito no Cadastro Único? Confira Empregos Anunciados pelo Governo!
O Cadastro Único (CadÚnico) foi criado para unificar o cadastro de benefícios sociais, reunindo informações de famílias brasileiras que se encontram em vulnerabilidade socioeconômica. Agora, essas famílias têm mais um motivo para comemorar: o Governo Federal está considerando a criação de um programa de emprego focado especificamente neste grupo. Esse programa deverá se chamar “Redução da Pobreza”.
Como será feita a criação de programa de empregos para famílias vulneráveis?

Neste projeto inédito e motivante, o Governo Federal assume o desafio de gerar empregos formais para os inscritos no CadÚnico, numa colaboração com diversas empresas presentes em território nacional. Encarregado pela administração do programa, o Governo Federal terá o apoio de instituições de grande porte para a realização desta iniciativa.
Leia mais: Trabalhadores Afastados pelo INSS têm Direito ao 13° Salário!
Como funcionará o programa de empregos do CadÚnico?
Ainda em fase de análise, este programa, que promete marcar o ano de 2023, será batizado de “Redução da Pobreza”. Estará sob responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e combate à Fome. Seu principal objetivo será minimizar os índices de desemprego que assolam o Brasil.
Empresas de grande influência e representatividade no mercado, como Coca-Cola, Carrefour, Grupo Mateus, além do sistema S, que engloba Sesc, Senai e Senac, já expressaram interesse em fazer parte desta iniciativa.
As vagas de emprego serão disponibilizadas através da plataforma online Gov BR. O processo de candidatura será totalmente online, facilitando o acesso das famílias. Após a candidatura, cabe à empresa analisar o perfil dos inscritos e tomar as providências para a contratação.
- Nome do Programa: O Governo Federal está considerando a criação de um programa de emprego chamado “Redução da Pobreza” destinado às famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico).
- Colaboração com Empresas: Em uma iniciativa inédita, o programa será administrado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, contando com a colaboração de grandes empresas nacionais, como Coca-Cola, Carrefour, Grupo Mateus e o sistema S (Sesc, Senai e Senac).
- Candidatura Online: As vagas de emprego serão disponibilizadas por meio da plataforma online Gov BR. O processo de candidatura será realizado de forma totalmente online, simplificando o acesso das famílias interessadas. As empresas, após receberem as candidaturas, analisarão os perfis dos inscritos e tomarão as medidas necessárias para a contratação.
Leia mais: Atividades MEI em 2024 são excluídas do Simples Nacional! Confira Quais!
Quais os impactos esperados deste programa?
Com a criação e implementação do programa “Redução de Pobreza”, espera-se que ocorra uma significativa diminuição dos índices de desemprego no país, uma movimentação mais robusta da economia, bem como um alívio no orçamento público destinado a programas sociais de transferência de renda.
A medida trará para as famílias cadastradas no CadÚnico, um caminho para a independência financeira e uma significativa melhoria na qualidade de vida. Ao mesmo tempo, haverá uma redução nos gastos públicos com programas sociais, como o programa Bolsa Família, por exemplo.