Jornal dia
Seu jornal de notícias

Saiba como as mudanças na Previdência afetarão seu plano de aposentadoria em 2024!

0

O ano de 2024 começou com um novo desafio para quem pensa em se aposentar: as exigências ficaram mais rigidas. Com a reforma da previdência, aprovada durante o governo Bolsonaro em 2019, a cada ano a aposentadoria se torna mais difícil de ser alcançada.

Homens e mulheres precisarão alcançar pontuação maior para se aposentar

Na regra geral da reforma, os trabalhadores precisam atingir uma pontuação especifica para se aposentar, que é a soma da idade mais o tempo de contribuição.

A partir de 2024, será necessário 91 pontos para mulheres e 101 pontos para os homens. Além disso, a idade mínima para a aposentadoria aumentou para 58 anos e meio para mulheres e 63 anos e meio para os homens.

Leia Mais: Perdeu o prazo do abono salarial? Saiba como resgatar o benefício

Aumento da idade mínima afeta principalmente servidores públicos

Em relação aos servidores públicos, eles precisam seguir uma regra de pontos um pouco menor, com mínimo de 62 anos de idade e 35 de contribuição para homens; e 57 anos de idade e 30 de contribuição para mulheres.

Para a servidora Fernanda Lima que está próxima de completar 57 anos de idade, a expectativa pela aposentadoria é grande. “Eu quero muito me aposentar. Pra viver outra vida, porque a gente fica muito preso, com carga horária. Então, eu quero muito me aposentar”, planeja Fernanda.

Por outro lado, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, ressalta que a regra de transição tem o objetivo de diminuir a dureza da reforma da previdência. “Essa regra de transição vem mitigar, diminuir a dureza da reforma para aqueles que já estão próximos de se aposentar”, pontua Stefanutto.

Leia Mais: Governo distribui benefício do auxílio gás para milhões de famílias!

Nova regra também impacta quem se aposenta por idade

Desde o ano passado, trabalhadores com menos tempo de contribuição e que se aposentavam antes da reforma por idade, precisam cumprir nova regra: idade mínima de 65 anos para homens e 62 para mulheres e tempo mínimo de contribuição de 15 anos.

No site meu.inss.gov.br ou pelo aplicativo “Meu INSS”, é possível acessar um simulador para a aposentadoria e verificar as novas condições para a conquista desse direito.

Com isso, fica ainda mais claro: quem pensa em se aposentar em 2024 terá que se programar e lidar com regras mais duras.