Jornal dia
Seu jornal de notícias

Justiça Federal Orienta sobre GOLPES em Pagamento Seguro de Precatórios! VEJA!

0

A Justiça Federal deu início a uma campanha de sensibilização para prevenir fraudes ligadas ao pagamento de precatórios e Requisições de Pequeno Valor (RPV). A ação vem após a quitação de aproximadamente R$ 94 bilhões em dívidas judiciais pelo governo federal no último ano.

O que são Golpes precatórios?

Justiça Federal Orienta sobre GOLPES em Pagamento Seguro de Precatórios! VEJA!
Justiça Federal Orienta sobre GOLPES em Pagamento Seguro de Precatórios! VEJA!

Precatórios são as dívidas do poder público reconhecidas definitivamente pela Justiça, não havendo mais possibilidade de recorrer. No final do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou o governo a utilizar crédito extraordinário, fora do orçamento da União, para liquidar precatórios pendentes desde 2021.

Os pagamentos estão sendo conduzidos pelos seis tribunais regionais federais do país, que começaram a transferir os valores neste mês. Dentre as quantias pagas, R$ 27,7 bilhões dizem respeito às causas ganhas por aposentados e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Leia mais: Entenda como beneficiados do BPC podem aderir ao programa de casa gratuita!

Quais os possíveis Golpes no pagamento de precatórios?

Com a divulgação da liberação desses recursos para milhões de pessoas, há um notável aumento na atividade de golpistas tentando enganar os beneficiários. Por isso, o Conselho da Justiça Federal (CJF) lançou uma cartilha para esclarecer o procedimento dos pagamentos.

Segundo a publicação, não é necessário fazer nenhum pagamento prévio para receber um precatório. Se houver pedidos desse tipo, é preciso procurar o advogado responsável pela causa.

Como verificar se um precatório foi liberado?

A única forma de confirmar se um precatório foi liberado é consultando o andamento do processo que originou o pagamento. Os tribunais federais disponibilizam meios eletrônicos para realizar essa consulta.

Leia mais: Novas Regras de Trânsito em 2024! Mantenha sua CNH na zona de segurança!

Como ocorre o pagamento dos precatórios?

Importante destacar que o pagamento não é feito diretamente em contas pessoais, mas transferido para uma conta judicial na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil. Posteriormente, o beneficiário pode sacar o valor na agência bancária, apresentando a documentação necessária.

Há milhões de beneficiários aguardando a liberação dos precatórios. Os pagamentos seguem uma ordem de preferência determinada pela Constituição: pessoas com doenças graves, idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência têm prioridade.

  • O pagamento não é feito diretamente em contas pessoais
  • O pagamento é transferido para uma conta judicial na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil
  • Posteriormente, o beneficiário pode sacar o valor na agência bancária, apresentando a documentação necessária

A cartilha completa sobre o pagamento de precatórios, elaborada pela Justiça Federal, pode ser acessada no site do CJF.