Governo se pronuncia sobre Classificados do “Enem dos Concursos”!
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, ligado ao governo federal, trouxe novidades que têm despertado a atenção daqueles que participaram do Concurso Nacional Unificado – mais reconhecido entre a população como “Enem dos Concursos”.
Segundo informações divulgadas, é possível que ocorram contratações dos participantes classificados na lista de espera do concurso.
Os candidatos que se encontram no cadastro de reserva poderão ser chamados para atender a alguma demanda específica de contratação temporária. Isso se aplica àqueles que obtiveram pontuação suficiente para a classificação, mas não conseguiram uma das vagas diretas.
A justificativa apresentada pelo governo para essa decisão é a de trazer mais agilidade ao processo de contratações temporárias – normalmente, tais contratações levam até um ano para serem efetivadas.
“Enem dos Concursos”: Como Participar?

Os interessados em participar dos processos seletivos promovidos pelo Concurso Nacional Unificado devem seguir as seguintes etapas:
- 1. O candidato deve se inscrever e pagar uma única taxa de inscrição para concorrer a várias vagas em um mesmo campo de atuação.
- 2. No ato de inscrição, deve-se escolher uma das áreas disponíveis no edital.
- 3. Em seguimentação, deve-se indicar, por ordem de preferência, o cargo ou carreira desejado dentro da área escolhida.
- 4. As provas são realizadas em um único dia, dividido em duas etapas: na primeira, questões objetivas comuns a todos; na segunda, questões específicas e dissertativas de acordo com a área de atuação de cada candidato.
- 5. Alguns pontos adicionais, como titulação acadêmica, experiência profissional, apresentação de memoriais, participação em provas práticas, entre outros, podem ser agregados à pontuação final, a critério dos órgãos responsáveis ou conforme determinação legal.
- 6. A banca avaliará os candidatos com base no desempenho na prova, como também na ordem de preferência apontada para os cargos desejados.
Leia Mais: Fila do INSS terá um FIM? Carlos Lupi admite que é INACABÁVEL! VEJA!
Cronograma e áreas de atuação do concurso
De acordo com as informações divulgadas pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o período de inscrições começa no próximo dia 19 de janeiro e se estende até 9 de fevereiro. Além disso, o resultado do concurso tem previsão de divulgação para 30 de julho, com início das convocações em 5 de agosto.
As provas serão realizadas em 220 municípios brasileiros e divididas em oito blocos de atuação, que contemplam áreas como infraestrutura, tecnologia, dados, informações, saúde do servidor, educação, direitos humanos, econômico e regulatório, entre outros.
Leia Mais: Caixa Tem bloqueado? Veja COMO Desbloquear AQUI!
Onde as provas serão aplicadas?
As provas do “Enem dos Concursos” serão aplicadas em 180 cidades brasileiras. Os locais de aplicação das provas foram escolhidos com base em municípios com mais de 100 mil habitantes, de acordo com dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Se a cidade selecionada não dispuser de local apropriado para realizar o concurso, as provas serão transferidas para cidades próximas. A decisão será tomada pela comissão organizadora do concurso.
Os futuros processos seletivos promovidos pelo Concurso Nacional Unificado prometem atender inúmeras áreas de atuação e atrair um grande número de inscritos, aguardamos para ver como este novo formato irá impactar os candidatos e os órgãos contratantes.