Jornal dia
Seu jornal de notícias

Exame Toxicológico: Últimos Dias para Motoristas Regularizarem sua CNH!

0

Em Roraima, 4.458 motoristas habilitados nas categorias C, D e E possuem até o dia 28 de janeiro para regularizarem seu exame toxicológico. Este prazo, divulgado pelo Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR), é baseado em dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Quais As consequências da perda de prazo?

Os motoristas que não realizarem a renovação do exame toxicológico após o prazo estipulado, até o dia 28 de dezembro do ano passado, enfrentarão uma multa de R$ 1.467,35 e a perda de sete pontos na CNH.

Estas penalidades estão previstas nos artigos 165-B e 165-D do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em casos de reincidência no atraso do exame no período de 1 ano, a multa sobe para R$ 2.934,70 e o motorista terá direito de dirigir suspenso por 3 meses.

Leia Mais: Entenda o Seguro-Desemprego 2024! Todas as atualizações de valores!

Como é feito o exame toxicológico?

O procedimento para realização do exame toxicológico implica na coleta de amostras de cabelo em um laboratório credenciado à Senatran. O objetivo do exame é detectar o uso de drogas e outras substâncias psicoativas no organismo do motorista. É importante frisar que o resultado do exame é confidencial, e a identificação do condutor é feita de forma digital.

Leia Mais: Saiba o valor do seu 13º salário do INSS de forma SIMPLES! Confira

Como verificar a validade do exame?

Para verificar a validade do exame toxicológico, o motorista deve consultar sua CNH digital. Nessa plataforma, é possível encontrar informações sobre a validade do exame. Caso o motorista tenha renovado a carteira há mais de 2 anos e meio, o exame estará automaticamente vencido.

A Senatran está notificando os condutores em todo o país que ainda não realizaram o exame toxicológico ou estão com o exame vencido. A notificação é enviada através de um alerta no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), enviado diretamente para os smartphones dos motoristas.