Questões Pessoais ou Profissionais? Bolsonaro Quer Mãe de neta no Comando da InvestSP
Segundo informações do Jornal Folha de S.Paulo, o ex-presidente Jair Bolsonaro está em negociações com o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas para que a mãe de um de seus netos, Martha Seillier, seja nomeada para uma posição de liderança na InvestSP, agência de fomento de negócios no exterior.
Por que Bolsonaro quer Martha Seillier no cargo?

Martha Seillier estava anteriormente em cargo no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o qual deixou em Julho de 2023. O ex-presidente, no entanto, ressaltou que seu pedido baseia-se no seu perfil profissional e na boa relação que mantiveram durante os governos de Temer e Bolsonaro.
Leia Em Seguida: Bolsa Família bate novo recorde com adicional para gestantes e crianças
O governo de São Paulo vê a indicação como um pedido pessoal do ex-presidente
Nos bastidores do governo estadual paulista, uma outra leitura é traçada. Há quem entenda que a indicação traz fortes laços pessoais, dado que Seillier é a mãe da filha do vereador Carlos Bolsonaro, também filho de Jair Bolsonaro.
Antes de sua ida para o BID, Seillier ocupou o cargo de secretária especial do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) no Ministério da Economia durante os três anos de mandato do ex-presidente. Essa nomeação à época ocorreu através do então ministro Paulo Guedes.
Leia Em Seguida: 1 Milhão de Novas Vagas em Escolas de Tempo Integral: O Plano do Governo Lula
Comentários da assessoria de Bolsonaro e do Governador
A assessoria do ex-presidente nega que o pedido para a nomeação de Seiller tenha sido de natureza pessoal. No entanto, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, não se pronunciou. Fontes próximas a ele, segundo o jornal, confirmam que Bolsonaro argumentou a nomeação de Seillier baseando-se em suas competências profissionais e também na proximidade que tiveram nos antigos governos.