Novas Regras de Crédito Consignado do INSS! Potencialize seu Benefício!
Em recente anúncio, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) trouxe boas notícias para aposentados e pensionistas. O benefício previdenciário sofreu um aumento de 3,71% e, além disso, foram anunciadas modificações que prometem beneficiar a contratação de crédito consignado.
O que é o Crédito Consignado?
O crédito consignado é um tipo de empréstimo com desconto das parcelas diretamente na folha de pagamento do trabalhador ou no benefício previdenciário. Essa modalidade de crédito oferece algumas vantagens, como:
Vantagens:
- Taxas de juros mais baixas:
- Em geral, as taxas de juros do crédito consignado são mais baixas do que as de outras modalidades de crédito, como o cheque especial e o cartão de crédito.
- Isso ocorre porque o risco de inadimplência é menor para o banco, pois as parcelas são descontadas diretamente da fonte pagadora.
- Parcelas fixas:
- As parcelas do crédito consignado são fixas, o que facilita o planejamento financeiro do tomador do crédito.
- Prazo de pagamento longo:
- O prazo de pagamento do crédito consignado pode ser de até 72 meses, o que permite ao tomador do crédito financiar valores maiores.
Desvantagens:
- Desconto direto na folha de pagamento ou benefício:
- O desconto das parcelas na folha de pagamento ou benefício pode comprometer a renda do tomador do crédito.
- Risco de inadimplência:
- Em caso de inadimplência, o valor das parcelas em atraso pode ser descontado diretamente da folha de pagamento ou benefício, o que pode prejudicar o tomador do crédito.
- Limite de valor:
- O valor do crédito consignado é limitado a um percentual da renda do tomador do crédito.
Quais as Novas Regras do Crédito Consignado?
A nova medida do INSS apresenta uma queda nas taxas de juros e um incremento no limite do crédito consignado. A taxa de juros para empréstimos sofreu uma redução de 1,80% para 1,76% enquanto, para o uso de cartão de crédito, essa taxa diminuiu de 2,67% para 2,61%.
Outra novidade envolve o aumento na margem consignável – parcela do benefício que pode ser destinada ao pagamento de empréstimos e financiamentos. O ajuste amplia essa margem para 45% do valor total do benefício. Desse percentual, 35% pode ser usado para empréstimo pessoal consignado e 10% voltados para o cartão de crédito consignado.

Leia mais: Servidor publico pode se tornar MEI? Confira agora
Quem tem direito ao INSS para ter o Crédito Consignado?
Diversas categorias de trabalhadores têm direito ao INSS. Entre elas, empregados domésticos, celetistas, trabalhadores avulsos, contribuintes individuais, empregados rurais, segurados especiais. Além destes, aposentados, pensionistas, pessoas com deficiência, beneficiários de auxílio-doença, beneficiários de auxílio-acidente, mães que adotaram crianças com até 12 anos também têm esse direito.
Quais as vantagens para aposentados e pensionistas?
Essas alterações no INSS foram projetadas para abrir novas possibilidades de crédito para pensionistas e aposentados. Para aqueles que já têm uma parte de seu benefício comprometida com empréstimos, as mudanças podem facilitar a liberação de valores adicionais.
Qual o melhor banco para crédito consignado?
Para auxiliar aposentados e pensionistas na contratação do crédito consignado, o INSS disponibiliza, tanto no site quanto no aplicativo, uma ferramenta para analisar qual banco oferece as melhores condições. Lá é possível consultar pela opção “Taxa de juros” e verificar as instituições bancárias com menores taxas.
Leia mais: Novas Regras da Reforma da Previdência Impactam na Aposentadoria! VEJA QUAIS!
Qual a importância dessa mudança no crédito consignado?
Recentemente, o Bancoob tem se destacado por oferecer empréstimos com taxa de juros de apenas 1,41% ao mês. Portanto, estas alterações podem resultar em benefícios significativos para os aposentados e pensionistas, proporcionando melhor acesso ao crédito.
As novas regras de juros menores e a maior margem consignável podem viabilizar tanto a solução de pendências financeiras quanto a realização de sonhos. Assim, é importante que os beneficiários se informem sobre essas mudanças e analisem a melhor opção antes de contratar um empréstimo ou cartão de crédito consignado.