Jornal dia
Seu jornal de notícias

Evite o bloqueio do Bolsa Família: Atualização correta e em dia é crucial!

0

Hoje, é reportado que, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), em fevereiro de 2024, mais de 1 milhão de famílias tiveram o programa Bolsa Família bloqueado ou cancelado. Como resultado principal, a falha na atualização do cadastro dentro do período estipulado pelo governo foi a causa principal dessa interrupção.

Quais as consequências e possíveis soluções?

Famílias que alcançaram o prazo máximo de dois anos da Regra de Proteção, responsável por garantir o pagamento do Bolsa Família a quem trabalha com carteira assinada, também foram excluídas do programa. No entanto, para aqueles cujo benefício foi cancelado, há a possibilidade de solicitar a reversão dentro de um prazo de 180 dias.

Como evitar o bloqueio do Bolsa Família?

Além disso, é crucial que os beneficiários com o pagamento suspenso verifiquem as informações inseridas no cadastro e verifiquem a existência de pendências no CPF junto à Receita Federal, evitando assim o cancelamento. Nos casos em que o benefício está suspenso, a família permanece no programa por até 6 meses, no entanto, o beneficiário não pode sacar o valor até que o cadastro esteja regularizado.

A importância da atualização do cadastro

A atualização é fundamental para a liberação do benefício, incluindo as parcelas anteriormente bloqueadas. Além disso, a atualização dos dados serve para prevenir fraudes no pagamento do benefício. Em fevereiro, o MDS informou que cerca de 7 milhões de famílias, entre beneficiárias e não beneficiárias do Bolsa Família, precisam atualizar os dados no Cadastro Único (CadÚnico).

Leia Mais: Programa desenrola FIES: desconto de até 96% para estudantes quitarem suas dívidas!

Por que atualizar o cadastro do Bolsa Família?

Do ponto de vista prático, há duas situações principais em que os beneficiários precisam atualizar esses dados: quando ocorre uma mudança na família, como o nascimento de um filho, a morte de um membro, casamento ou separação, e quando o responsável alterou os dados há cerca dois anos.

Como atualizar os dados do Bolsa Família

As famílias devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a administração municipal responsável pelo Cadastro Único de seu município para atualizar os dados. Essa atualização do CadÚnico deve ser efetuada a cada dois anos ou sempre que houver alguma mudança na família.

Leia Mais: Caixa Tem: Liberação de PIX no Valor de R$ 950 para Beneficiários do Bolsa Família!

Conclusão

A interrupção no pagamento do Bolsa Família pode ser evitada se o beneficiário estiver atento à atualização do cadastro. Vale lembrar que mais de 30 programas sociais utilizam o Cadastro Único como base de dados. O objetivo deste texto é indicar ações e responsabilidades para evitar o bloqueio e cancelamento do benefício.