Auxílio Emergencial continua sendo pago em 2023: veja quem tem direito
Apesar do encerramento do Auxílio Emergencial em outubro de 2021, está ocorrendo pagamentos de benefícios retroativos no ano atual, 2023. Neste mês de agosto foram confirmados dezenas de depósitos destinados a alguns CPFs. Famílias Brasil afora estão tendo a chance de receber até R$ 3 mil
Uma alternativa viável para completar a renda das famílias ou mesmo quitar contas em aberto, o Auxílio Emergencial, mesmo após quase dois anos de seu término, continua fazendo a diferença na vida de muitos brasileiros. Se manteve informado nos últimos tempos, já está por dentro destas notícias atualizadas.
Como consultar a situação do meu Auxílio Emergencial?

No passado, para verificar a situação do Auxílio Emergencial era bastante simples: bastava acessar o portal da Dataprev, informando CPF, data de nascimento e nome completo da mãe. Hoje, o site do Auxílio Emergencial permite a consulta em alguns passos. Dependendo da situação, pode ser indicado “Requerimento não encontrado”. Mas se você tem direito a receber o Saque Emergencial, conseguirá visualizar seu saldo e as datas para retirada.
Leia Em Seguida: Caixa Tem libera até R$ 1.420,00 para brasileiros em 2023: Confira se você é elegível
Entenda o porquê do Auxílio Emergencial em 2023
O principal objetivo do auxílio, criado pelo governo federal, foi suavizar o impacto econômico causado pela pandemia de covid-19. A melhora na situação sanitária e a recuperação gradativa do mercado de trabalho levou ao fim da assistência no período do então presidente Jair Bolsonaro. Contudo, um grupo de beneficiários continua tendo direito a realizar saques, dado a continuação do repasse de valores retroativos por parte do governo federal.
Entre 2020 e 2021, mais de 68 milhões de brasileiros foram beneficiados pelo pagamento do Auxílio. Neste ano de 2023, o pagamento se mantém como forma de compensação àqueles que não receberam o valor correto em 2020. As mães solteiras – chefes de família – foram as primeiras a receber uma cota dupla do benefício. Entretanto, os pais na mesma situação não tiveram a mesma sorte. Diante disso, o governo decidiu liberar o benefício para esses pais, cujo valor do auxílio depende do número de parcelas recebidas entre abril e agosto de 2020.
Leia Em Seguida: Saiba como se GARANTIR o Auxílio GÁS de agosto
Quem tem direito ao Saque Emergencial?
Se você recebeu o Auxílio Emergencial em 2020, descubra se você tem direito a receber o Saque Emergencial neste ano de 2023.