Jornal dia
Seu jornal de notícias

Receita Federal anuncia pagamento do 4º lote da restituição do Imposto de Renda

0

A Receita Federal comunicou que retomará em breve os pagamentos da restituição do Imposto de Renda. Segundo anúncios oficiais, a liberação do saldo será realizada no dia 31 de agosto, mas os contribuintes já poderão realizar a consulta a partir do dia 24, uma semana antes da disponibilização oficial dos valores.

Os pagamentos dessa parcela serão direcionados principalmente àqueles que não fazem parte de nenhum grupo prioritário, diferentemente da distribuição dos últimos lotes de restituição. Ainda que a quantia exata de beneficiários desse quarto lote não tenha sido divulgada, a Receita Federal já adiantou as categorias de contribuintes que serão contempladas.

Leia Em Seguida: Caixa Tem libera até R$ 1.420,00 para brasileiros em 2023: Confira se você é elegível

Quem serão os beneficiados no 4º lote?

Novidades do Imposto De Renda em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).
Novidades do Imposto De Renda em 2023 (Fonte/Edição: JornalDia).

Estão previstos como beneficiados os contribuintes sem prioridade legal ou vantagem definida pela Receita no ano de 2023 e aqueles que estavam na malha ou que entregaram/retificaram a declaração após os lotes já pagos. “Basicamente todos os contribuintes com prioridade já foram contemplados. Contudo, pode haver alguns que estavam em malha ou entregaram/retificaram a declaração após os lotes”, comunica a Receita Federal em nota oficial.

Leia Em Seguida: Saiba como se GARANTIR o Auxílio GÁS de agosto

Qual é a ordem de prioridade dos pagamentos?

O Fisco vem seguindo uma ordem de prioridade nos pagamentos desde o começo dos repasses da restituição, compondo a seguinte hierarquia:

  1. Idosos com idade superior a 80 anos;
  1. Idosos acima de 60 anos;
  1. Pessoas com moléstia grave ou deficiência física ou mental;
  1. Professores;
  1. Quem recebe com chave Pix CPF ou utilizou a pré-preenchida;
  1. Os demais contribuintes.

Como acompanhar a restituição do Imposto de Renda?

O procedimento de consulta à restituição só será liberado a partir do dia 24 de agosto. Vencido esse prazo, será possível confirmar se o contribuinte faz parte do grupo de beneficiários da liberação do pagamento do 4º lote. Para isso, basta acessar o site da Receita Federal, inserir dados pessoais como CPF e data de nascimento.

Além disso, será possível obter acesso a informações mais detalhadas através do portal e-CAC, disponível no sistema do aplicativo do Imposto de Renda.